Agehab participa de Congresso Nacional de Habitação Social

Equipe da Agência apresenta programas do Governo de Goiás em evento que reúne autoridades da área de todo o País, no Paraná

 

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) participa do 4º Congresso Brasileiro de Habitação Social e Agentes Públicos de Habitação, realizado de 8 a 10 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). A diretora Técnica da Agehab, Sirlei Aparecida da Guia, e a secretária executiva de Planejamento e Projetos Habitacionais, Lorena Silva, representam a Agência no evento. As modalidades atualmente executadas nas políticas habitacionais da agência estão sendo apresentadas em estande no congresso, incluindo regularização fundiária, a construção de moradias de interesse social e transferência de renda.

 

A Agehab também participa do Prêmio 21 de Agosto, que avalia as políticas habitacionais dos participantes do congresso, cujo resultado será anunciado no dia 10. A Agência concorre com o programa Pra Ter Onde Morar e suas diversas modalidades, entre elas a Construção (casas a custo zero), Crédito Parceria, Aluguel Social, Escritura e Reformas e Melhorias. Promovida pelo Instituto Habita, a quarta edição do evento no país tem apoio institucional da ONU-Habitat, programa da Organização das Nações Unidas para assentamentos humanos.

 

O presidente da Agehab, Pedro Sales, ressalta a importância da participação do Governo de Goiás em um evento desse porte. “Estamos mostrando para todo o país os programas de sucesso que a Agehab executa. O governador Ronaldo Caiado prioriza a dignidade habitacional dos goianos e tudo que levamos para apresentar é a prova disso”, enfatiza. Ele lembra que muitos de seus colegas em áreas de habitação de outros Estados o procuram para conhecer as iniciativas bem-sucedidas implantadas em Goiás. “Alguns dos problemas podem ser reduzidos com ideias simples, que necessitam apenas de um bom plano de execução”, observa.

 

Casos de sucesso

Uma das iniciativas de sucesso levadas ao congresso é a modalidade do Aluguel Social, criada há um ano, que hoje já atende mais de 35 mil famílias em situação de vulnerabilidade financeira, em 66 municípios goianos. O programa oferece aporte mensal de R$ 350 por 18 meses, com o objetivo de dar fôlego para famílias em situação de vulnerabilidade financeira, até que se organizem para reestruturar as finanças ou mesmo enquanto esperam se tornar beneficiárias em programas que garantem a moradia definitiva.

 

Outra modalidade que se destaca é a construção de casas a custo zero, voltada para família em vulnerabilidade social, com renda total de até um salário mínimo. A modalidade já está em execução em 130 municípios goianos, com a contração já garantida de quase 6 mil moradias, a serem entregues em breve, e gratuitamente, para famílias com o perfil socioeconômico delimitado por lei. A iniciativa está também correlacionada à modalidade Crédito Parceria, que concede subsídio de R$ 42 mil para beneficiários, que podem usar os recursos na entrada ou na redução das parcelas na aquisição dos imóveis em conjuntos habitacionais construídos por empresas privadas.

 

Um dos diferenciais do programa habitacional do Estado de Goiás é essa conexão das modalidades Construção e Crédito Parceria. Pelo modelo adotado, empresas interessadas em construir empreendimentos com recursos do Crédito Parceria têm também o compromisso contratual de construir moradias a custo zero em cidades apontadas pela Agehab. O programa é um caso ímpar em todo o Brasil e tem despertado o interesse de secretarias e órgãos equivalentes de habitação. Sem financiamentos bancários, as moradias a custo zero são pagas integralmente pelo Governo de Goiás, com terrenos regularizados doados pelas prefeituras.

 

Crédito: Octacílio Queiroz

Legenda: Conjunto habitacional de casas a custo zero em processo de construção neste momento no município de Moiporá, a 225 km de Goiânia

 

Serviço

Assunto: Equipe da Agehab apresenta projetos goianos de habitação para todo o país em congresso nacional

Quando: De 8 a 10 de novembro

Onde: Foz do Iguaçu – Paraná

 

Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo