CLIPPING 18 DE ABRIL DE 2013


 

CLIPPING 18 DE ABRIL DE 2013

NOTÍCIAS DE GOIÁS

http://www.noticias.goias.gov.br/index.php?idMateria=160649&tp=positivo

Governo Itinerante – 18/04/2013 – 08:38:15

Governo Itinerante entrega escrituras

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), vai abrir cadastro para os moradores da Vila Mutirão, na Região Noroeste de Goiânia, que precisam fazer melhorias nas casas de placas, construídas há 30 anos. O cadastro será realizado pela equipe da Agehab entre quinta-feira e domingo, de 18 a 21 durante a ação do Governo Itinerante. A tenda da Agência para atender os interessados estará montada na Avenida Mangalô, Praça da Feira, Setor Morada do Sol, de quinta-feira a sábado, das 8 às 17 horas, e no domingo, das 8 às 12 horas. O benefício será concedido por meio do Programa Cheque Mais Moradia. A estimativa é que cerca de 800 imóveis na região se encontrem nesta situação.

Os interessados devem procurar a tenda da Agehab durante o período, munidos de documentos pessoais do titular da posse do imóvel e do marido ou da mulher. É preciso também apresentar Identidade ou Certidão de Nascimento dos demais membros da família que vivem no imóvel. O beneficiário também precisa levar comprovantes de renda, de estado civil, comprovante de endereço e documento de posse do imóvel.

Ainda é preciso levar um comprovante de vínculo com o município de no mínimo três anos, entre eles, um histórico escolar próprio ou de filhos, certidão de nascimento dos filhos ou de casamento, comprovante de endereço antigo, carteira de trabalho assinada no município ou comprovantes de votação dos últimos três anos.

Veja aqui a lista completa dos documentos.

Mais informações: (62) 3096-5015 e 3096-5016

http://www.noticias.goias.gov.br/index.php?idMateria=160669&tp=positivo

Habitação – 17/04/2013 – 18:18:10

Agehab entrega escrituras na Vila Mutirão

Famílias da Vila Mutirão recebem de quinta-feira, dia 18, a domingo, dia 21, da Agência Goiana de Habitação, as escrituras de suas casas. A Agência fará também o cadastro dos moradores do bairro que vivem em casas de placa, para benfeitorias em seus imóveis. Outros 329 moradores do Bairro São Domingos também assinarão as escrituras, que serão enviadas a cartório para registro.

O cadastro dos moradores que necessitam de melhorias nas casas de placa será realizado na tenda montada na Avenida Mangalô, Praça da Feira, Setor Morada do Sol. O benefício será concedido com o Programa Cheque Mais Moradia. A estimativa é que cerca de 800 imóveis no bairro sejam beneficiados.

Esta semana, a Agehab finalizou o cadastro dos moradores do Bairro Floresta e dá início na próxima segunda-feira, dia 22, ao cadastramento do São Carlos, ambos na Região Noroeste. Foram cadastradas 1.385 famílias em 31 dias de trabalho no Floresta, o equivalente a 86% do total de moradias passíveis de regularização.

Mais informações: (62) 3096-5000

http://www.noticias.goias.gov.br/index.php?idMateria=160677

Habitação – 17/04/2013 – 18:12:06

Agehab recebe 4º prêmio nacional

A Agência Goiana de Habitação foi nomeada nesta quarta-feira, dia 17, vencedora no Prêmio Selo de Mérito 2013 com o Programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão na categoria Regularização Fundiária. É a quarta vez que a Agehab é premiada nacionalmente em apenas dois anos. O prêmio será concedido a 12 projetos de destaque nacional, divididos em cinco categorias, durante o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, no período de 15 a 17 de maio, em Brasília.

Mais informações: (62) 3096-5016

 

SITE CAFÉ DE NOTÍCIAS

http://www.cafedenoticias.com.br/habitacao-agehab-inicia-regularizacao-de-familias-no-sao-carlos/

Habitação >> Agehab inicia regularização de famílias no São Carlos

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) se reúne logo mais, às 19 horas, com lideranças comunitárias do bairro do Bairro São Carlos, na Região Noroeste de Goiânia, para explicar as etapas da regularização fundiária e como será o cadastramento das famílias para entrega das escrituras registradas em cartório. Somente no setor serão visitadas pela equipe da Agência, a partir da próxima segunda-feira, 22, mais de 2 mil moradias. A reunião de hoje será conduzida pelo presidente da Agehab, Marcos Abrão Roriz, na Igreja Comunidade Perpétuo Socorro (Rua SC-32, Qd. 83, Lt. 1 e 2, Bairro São Carlos).

Em dezembro, a Agehab finalizou o levantamento topográfico do setor e entregou o mapeamento à Prefeitura para reconhecimento da área como loteamento urbano. Enquanto o Município não publica o decreto, a Agehab agiliza uma das mais importantes etapas da regularização, que é o cadastramento dos moradores. Para facilitar o trabalho da equipe da Agência, os beneficiários devem ter em mãos os documentos pessoais (identidade e CPF) do titular, cônjuge e filhos; comprovante de endereço e de renda e termo de assentamento ou posse. As visitas serão domiciliares. A equipe da Agehab estará devidamente identificada com uniforme e crachá.

A Agência finalizou esta semana o cadastramento de moradores do Bairro Floresta, também na Região Noroeste. Foram cadastradas 1.385 famílias em 31 dias de trabalho, o equivalente a 86% do total de moradias passíveis de regularização. Segundo o gerente de Cadastro da Agehab, Haroldo Aquegawa, alguns casos pendentes continuarão sendo acompanhados.

A regularização fundiária do São Carlos e Floresta faz parte das ações do Programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão, que demonstra a sensibilidade do Governo de Goiás ao buscar solução para uma situação que se arrasta há décadas. O programa está agilizando e desburocratizando as ações e os processos que garantem as escrituras dos moradores de conjuntos habitacionais implantados em áreas de domínio do Estado.

Somente na Região Noroeste da capital, o Casa Legal atua para regularizar e entregar escrituras de 18,5 mil imóveis distribuídos em 13 bairros. No Governo Itinerante que tem início na próxima quinta-feira (18/04), também na Região Noroeste, o governador Marconi Perillo vai entregar escrituras da Vila Mutirão e São Domingos.

Mais informações: (62) 3096-5000

(GOIÁS AGORA) – Notícias do Estado de Goiás.

SITE DA SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA

http://www.metropolitana.go.gov.br/post/ver/160549/agehab-entrega-158-escrituras-no-governo-itinerante

18/04/2013 15h15

Agehab entrega 158 escrituras no Governo Itinerante

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) estará presente no Governo Itinerante da Região Noroeste, na próxima quinta-feira (18/04), com a entrega de 158 escrituras a famílias da Vila Mutirão. Outros 329 moradores do bairro São Domingos também assinarão na ocasião as escrituras que serão enviadas a cartório para registro. O presidente da Agehab, Marcos Abrão Roriz, lembra que a região Noroeste é um dos principais focos do Programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão. “O Governo de Goiás, por meio da Agehab, lançou esse programa para resgatar uma dívida histórica com essas famílias. Nós vamos escriturar a propriedade de 18,5 mil famílias na Região Noroeste”, ressalta.

Esta semana, a Agehab finalizou o cadastro dos moradores do Bairro Floresta e dá início na próxima segunda-feira (22/04) ao cadastramento do São Carlos, ambos na região Noroeste. Foram cadastradas 1.385 famílias em 31 dias de trabalho no Floresta, o equivalente a 86% do total de moradias passíveis de regularização.

Em dezembro, a Agehab finalizou o levantamento topográfico dos bairros São Carlos, Vitória, Primavera e Boa Vista e entregou o mapeamento à Prefeitura para reconhecimento da área como loteamento urbano. Enquanto o Município não publica o decreto, a Agehab agiliza uma das mais importantes etapas da regularização, que é o cadastramento dos moradores. Para facilitar o trabalho da equipe da Agência, os beneficiários devem ter em mãos os documentos pessoais (identidade e CPF) do titular, cônjuge e filhos; comprovante de endereço e de renda e termo de assentamento ou posse. As visitas são domiciliares e as casas cadastradas recebem um selo numerado. A equipe da Agehab está devidamente identificada com uniforme e crachá.

Caminho da legalização

A elaboração e entrega dos mapas para Prefeitura, fruto do levantamento topográfico realizado pela Agehab, é o segundo passo a caminho da escritura na mão dos moradores. Assim que recebe os mapas, o poder público municipal fica responsável por analisar os mapas e, se não houver nenhum problema, decretar o loteamento como um bairro legalizado. Depois o processo volta para o governo estadual para verificações legais.

O passo seguinte é o cadastramento das famílias pela Agehab. É nesta etapa, pela primeira vez, que os moradores são chamados para fornecer dados que vão constar nas escrituras. Quando os documentos ficam prontos e aprovados pela Procuradoria-Geral do Estado, os moradores são novamente convocados pela Agehab para assinar as escrituras. Na reta final, elas são encaminhadas para cartório e depois de devidamente registradas são, enfim, entregues aos beneficiários.

O Programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão demonstra a sensibilidade e ousadia do Governo de Goiás ao buscar solução para uma situação que se arrasta há décadas. O programa está agilizando e desburocratizando as ações e os processos que garantem as escrituras dos moradores de conjuntos habitacionais implantados em áreas de domínio do Estado. Cerca de 43 mil processos de regularização estão em andamento hoje na Agehab, dos quais 24 mil em Goiânia. Mais de 2 mil escrituras já foram entregues em todo o Estado.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COHABS E AGENTES PÚBLICOS DE HABITAÇÃO

http://www.abc.habitacao.org.br/index.php/abc-e-fnshdu-divulgam-vencedores-do-premio-selo-de-merito-2013/

ABC e FNSHDU divulgam vencedores do Prêmio Selo de Mérito 2013

A Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) recebeu nesta terça-feira (16 de abril), em sua sede em Brasília, a Comissão Julgadora do Prêmio Selo de Mérito para nomear os vencedores da premiação. Doze instituições, entre Companhias de Habitação, Secretarias Municipais de Habitação e Prefeituras Municipais receberão a outorga do Prêmio Selo de Mérito 2013 no Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social.

Todas as regiões do Brasil foram contempladas na premiação, sendo que três instituições são do sudeste, três são do centro-oeste, duas do sul, um do norte e um do nordeste.

Confira a lista dos 12 projetos vencedores do prêmio Selo de Mérito 2013, contempladas em cinco categorias, por ordem de inscrição:

Categoria Projeto ambiental e socialmente Sustentável

Projeto: Ações integradas de requalificação urbana e socioambiental no Bairro Cota 200 do Município de Cubatão

Instituição: Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo

Projeto: Pinhais – Plano de Recuperação ambiental e urbanização

Instituição: Companhia de Habitação do Paraná

Categoria Regularização Fundiária ou Imobiliária

Projeto: Casa Legal – Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social

Instituição: Agência Goiana de Habitação

Projeto: Cidadania e Inclusão Social Urbana

Instituição: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo – SP

Categoria Relevância Social

Projeto: Morada Indígena – Aldeia Velha

Instituição: Secretaria de Desenvolvimento urbano da Bahia

Projeto: Trabalho Técnico Social – Vila Dique/Aeroporto

Instituição: Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre

Projeto: Gestão Pós-Morar: a chave de um novo começo

Instituição: Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais

Categoria Grande Impacto Regional

Projeto: Programa Morar Feliz

Instituição: Empresa Municipal de Habitação, Urbanização e Saneamento de Campos dos Goytacazes – RJ

Projeto: Requalificação Urbana e Social, ZEIS – Santa Felicidade

Instituição: Prefeitura Municipal de Maringá – PR

Projeto: Programa Morar Bem

Insituição: Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal

Categoria Fortalecimento do SHIS e Gestão Pública

Projeto: Ação PLHIS Pará

Instituição: Companhia de Habitação do Estado do Pará

Projeto: A construção de uma Gestão Democrática e a conquista do seu exercício regular

Instituição: Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades de Mato Grosso do Sul

 

O REPÓRTER

APIMENTADAS

Agehab

O Governo de Goiás, por iniciativa da Agência Goiana de Habitação (Agehab), cadastrou 86 municípios na terceira Oferta Pública Sub-50 do Ministério das Cidades (MCidades), oferecendo a contrapartida do programa estadual Cheque Mais Moradia. O programa tem esse nome por ser destinado a municípios de até 50 mil habitantes. “Esta é a terceira vez que a Agehab propõe a parceria. A meta do Ministério para Goiás até 2014 é de contratação de 8 mil moradias neste programa. Com a iniciativa da Agehab, oferecendo a contrapartida estadual, o Ministério já contratou 80% desse total, sendo 60% somente na segunda Oferta, em 2011”, informa o presidente da Agehab, Marcos Abrão Roriz. Os projetos propostos para os 86 municípios têm objetivo de construir mais 2.587 unidades habitacionais no Estado, todas voltadas para famílias com renda de até R$ 1,6 mil mensais.

 

JORNAL DEPUTADOS ATUANTES

LIDERANÇAS DE GOIÁS

Presidente da AGEHAB, Marcos Abrão Roriz afirma que a meta é Construir 50 mil unidades habitacionais até 2014

Em Palmeiras de Goiás fizemos a regularização funidária em 32 dias. Eram 200 unidades hoje são 800 casas com o trabalho que fizemo sno Ministério das Cidades, devido a boa relação que temo com o governo federal”

Para ler na íntegra leia o arquivo em anexo.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo