Começa cadastramento para atender comunidade indígena de Nova América com moradia

Serão construídas 30 unidades habitacionais para os índios Tapuias, em Nova América

Famílias de índios Tapuias, do município de Nova América, serão beneficiadas com 30 unidades habitacionais graças à parceria firmada pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) e prefeitura de Nova América. Os técnicos da prefeitura, treinados na semana passada pela Agehab, já estão realizando o cadastramento e a seleção dos beneficiários. O trabalho deve ser concluído em 15 dias. Após esta etapa, as famílias poderão ter acesso aos recursos do Programa Cheque Mais Moradia – Modalidade Construção. O investimento do Governo de Goiás nas moradias é de R$ 450 mil.

De acordo com a primeira-dama de Nova América, Maria Nilva de Jesus Manso, a prefeitura buscou a parceria da Agehab para trazer dignidade e melhorar a qualidade de vida dos índios. “As moradias estão em situação muito precária. Além de estarem tomadas por cupim, não possuem banheiros e nem reboco. Algumas são feitas de pau-a-pique, outras abrigam vários núcleos familiares”, descreve ela.

A construção das moradias pelo Governo de Goiás irá mudar a realidade dos índios Tapuias, que se sustentam basicamente da plantação de mandioca e fabricação de farinha. São casas de 80m2, com varanda, fogão à lenha e janelas e portas em madeira.  Segundo Maria Nilva, na aldeia existe uma escola e um posto de saúde que atendem mais de 100 famílias indígenas que vivem em pequenas porções de terra espalhadas pela reserva.

“O Governo de Goiás vem promovendo ações de inclusão de social para que comunidades historicamente excluídas conquistem o direito da moradia digna”, destaca o presidente da Agehab, Cleomar Dutra. De acordo com ele, para construção das unidades, será utilizado o projeto da Agehab voltado a comunidades tradicionais, respeitando os costumes e tradições locais. O projeto também foi utilizado para beneficiar comunidades quilombolas Kalungas das regiões de Teresina de Goiás, Piracanjuba, Alto Paraíso, Flores de Goiás, Uruaçu, Cavalcante, Monte alegre e Niquelândia.

Fotos de Sérgio Willian Godoy

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo