Famílias de Orizona recebem recursos do Cheque Mais Moradia Melhoria para 46 moradias

Sérgio Willian

 

Maria Helena dos Santos tem apenas 14 dias de vida e mal sabe a dupla felicidade que sua mãe, a dona de casa Tatiana Vieira dos Santos, 27 anos, está sentindo. Tatiana encabeça uma das 46 famílias que assinaram Cheques Mais Moradia modalidade Melhoria, nesta segunda-feira (26/05), em Orizona, a 140 quilômetros de Goiânia, região Sudeste do Estado. Provenientes do programa de habitação mantido pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), os R$ 138 mil em recursos serão empregadas na complementação de moradias que estão em fase final no município com recursos federais, em R$ 3 mil por unidade.

Para Tatiana, também mãe de Gabriel, 7 anos, a casa e o recurso para murar e fazer uma área de serviço é um adicional de felicidade com a chegada da caçula, Maria Helena, que veio com muita saúde. “Para a gente vai ser um alívio, porque vamos sair de um aluguel de 150 reais e vou ter um teto meu e para meus filhos”, diz ela, lembrando que o valor pesa muito no orçamento. Já para o servidor municipal Álisson Pereira Tiago, 30 anos, a nova casa, que vai ser entregue já com melhorias graças aos recursos estaduais, vai tirar o peso de 380 reais de aluguel. Esse valor hoje corresponde a cerca a mais de um terço de sua renda, em torno de 960 reais.

Segundo Álisson, o valor de quase 400 reais é o aluguel que muitos dos futuros vizinhos estão deixando para trás. Sua satisfação de ter mais dignidade com a moradia própria é tão grande, que ele decidiu ajudar no processo de coleta de assinatura feito pela Agehab em Orizona. “Temos um filho de um ano e sabemos como isso é importante”, diz ele, ao lado da mulher Nelcilene de Melo, 35 anos.

Também servidora municipal, depois de assinar seu Cheque, Daiane Aparecida da Silva, 26, foi outra que decidiu a arregaçar as mangas para dar apoio na coleta de assinaturas. Casada com lavrador Alcides Cassimiro, 33, ela diz que está vendo seu sonho realizado e quer ajudar o quanto puder. Enquanto Daiane assinava seu Cheque Melhoria já ajudava a dona de casa Cintia das Graças Barbosa, 28, a assinar o dela. “Não tem como não estar feliz”, ressalta Daiane, apoiada por um sinal afirmativo de Cintia.

Complemento

O Cheque Mais Moradia modalidade Melhoria, cujos recursos foram entregues nesta segunda-feira em Orizona, funciona como complemento para casas em processo de construção ou recentemente construídas em programas habitacionais de interesse social, caso das novas unidades de Orizona. As moradias foram erguidas com recursos federais do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), pleiteados pela Associação de Moradores da Quadra 308 (Amorec). Com os recursos federais seriam insuficientes para melhorias nas casas como área de serviço e muro, a Amorec solicitou recursos à Agehab e foi atendida.

“A Agehab tem inúmeras formas de parceria para dar suporte a famílias na faixa de habitação de interesse social, seja para construção, reforma ou melhoria, como é o caso de Orizona”, explica o presidente da Agehab, Luiz Stival. Parceira no empreendimento, a Prefeitura do município também contribuiu como o terreno para que as famílias pudessem ter acesso à moradia própria. “Nós agradecemos ao Governo de Goiás o empenho de viabilizar a melhoria, com esta parceria e apoio”, frisou o prefeito Felipe Dias. Segundo previsão da Amorec, responsável pela administração e fiscalização da obra, as unidades devem ser entregues aos novos moradores, já com o aporte do Cheque Mais Moradia, até o final de junho

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo