Famílias São João da Paraúna recebem chaves de casas a custo zero

Ação do Governo de Goiás beneficia 40 famílias em situação de vulnerabilidade social. Moradias foram construídas por meio do programa Pra Ter Onde Morar – Construção, da Agehab, via Goiás Social

Na manhã desta terça-feira (12/09) foram entregues as chaves de 40 casas a custo zero às famílias do município de São João da Paraúna, a 150 quilômetros de Goiânia. Os investimentos provenientes do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege) totalizam R$ 4,5 milhões. 
Contemplado com uma das 40 unidades habitacionais, Watila Daniel da Silva, a esposa e os três filhos se emocionaram e agradeceram pelo sonho realizado. “Sempre trabalhei em fazenda, então se o patrão não gostava do nosso serviço, despedia, aí vinha a preocupação de procurar um lugar para morar. Agora não vou ter mais essa preocupação, eu e minha família vamos ter sempre um lugar para chamar de nosso.”
Durante a entrega, o governador do Estado, Ronaldo Caiado, destacou que, com a entrega destas casas, os moradores “vão ter dignidade e paixão pelo lugar que moram”. E ainda falou da importância da parceria da gestão com as prefeituras, que são responsáveis pela doação da área do terreno e de parte da infraestrutura, como energia, água e asfalto das ruas.
Presidente da Agehab, Alexandre Baldy diz que o objetivo é continuar ampliando cada vez mais o acesso destes moradores à oportunidade de ter um lar. Baldy ressalta que "não existe nenhum Estado no Brasil que entrega casas a custo zero como fazemos aqui hoje." 
Baldy destacou ainda a rapidez com que as casas são entregues, fazendo com que as pessoas que realmente precisam de assistência por parte do governo possam contar com o benefício. "É um programa que leva moradias para pequenas cidades, com dignidade e que permite que as famílias possam continuar onde elas cresceram", finalizou. 

Prontas para morar
Construídas por meio do programa Pra Ter Onde Morar – Construção, da Agência Goiana de Habitação (Agehab), via Goiás Social, as unidades habitacionais têm área construída de cerca de 42 metros quadrados e possuem sala de estar/jantar, cozinha, circulação, dois quartos, um banheiro, área de serviço coberta, quintal, acesso de pedestre cimentado e recuo frontal gramado.
As residências entregues estão prontas para morar, com escritura, infraestrutura de água, esgoto e ruas asfaltadas, além de isenção de impostos para documentação do imóvel. O Estado custeou as obras em parceria com a prefeitura, que doou o terreno.

Sobre o programa
O programa Pra Ter Onde Morar – Construção é destinado às famílias com renda familiar de até um salário mínimo e que estejam com a inscrição atualizada no CadÚnico. Além disso, é preciso morar no município há pelo menos três anos, não ter casa própria e nem ter sido beneficiado anteriormente em programa de moradia. O Governo de Goiás já licitou a construção de cerca de 6 mil unidades habitacionais, em 130 municípios. A meta é que até 2026 sejam entregues 10 mil casas a custo zero aos goianos.

 

Foto: Edgard Soares | Agehab

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo