Governo de Goiás entrega escrituras e Cheques Reforma em Rio Verde


 

A comemoração da servidora pública Jaqueliane de Oliveira, 38 anos, foi dupla nesta terça-feira (16/08). Poucas semanas após saber que será avó pela primeira vez, ela foi beneficiada duplamente pelos dois programas habitacionais do Governo de Goiás, o Casa Legal – Sua Escritura na Mão e o Cheque Mais Moradia que chegaram diretamente a mais de 600 famílias em Rio Verde, a cerca de 240 quilômetros de Goiânia.

A solenidade de entrega de benefícios foi realizada nesta terça-feira no Terminal dos Trabalhadores, no bairro Dom Miguel, onde 333 escrituras foram assinadas antes de serem enviadas para registro em cartório e 200 foram entregues. “Não consigo me aguentar de alegria, ainda mais agora que minha casa está escriturada e estou recebendo a ajuda do Estado pra reformar a casa para a chegada do meu netinho”, empolga-se Jaqueliane.

Após saber que estava grávida, a filha da servidora pública, a jovem Rita, de 21 anos, resolveu se mudar com o pai da criança, Bruno, 22, para a casa da mãe. No imóvel eles dividem espaço ainda com Raniel, 16, filho mais novo de Jaqueliane. “Quando o nenê chegar, seremos cinco. Até já comecei a fazer o orçamento do material para mexer no teto, piso e paredes”, planeja a beneficiária, aguardando sua vez de receber a escritura e já com o Cheque Mais Moradia modalidade Reforma, que foi entregue  a 89 famílias.

Fim da espera

Após 10 anos esperando ter a casa própria escriturada no Dom Miguel, o casal formado pelo autônomo Antônio Mendes da Costa, 61, e a dona de casa Maria Aparecida Pereira da Costa, 57, fazia planos de reforma na casa após receber a escritura. “Agora a gente sabe que o imóvel se valorizou é possível até fazer um empréstimo no banco para reformar a casa”, diz Antônio. “Nossos três filhos se casaram e saíram de casa, mas agora a gente sabe que pode deixar algo pra eles”, reforça Maria Aparecida.

Em breve o mesmo sentimento de dever cumprido vai tomar conta da dona de casa Maria José Vieira, 62, viúva e mãe de dois filhos, moradora do bairro Céu Azul. “Graças a Deus vi minha escritura e assinei. Logo, logo vou colocar as mãos nela de vez”, antevê. Ela diz que a espera foi longa, mas que quando o processo começou há pouco tempo nunca mais perdeu as esperanças, porque “sentiu firmeza”. “A gente percebe que o trabalho é de compromisso”, elogia.

Entre as 89 famílias que receberam Cheque Reforma, foram entregues quase R$ 300 mil do Estado para investimento em melhoria de moradias precárias. Já as ações do Casa Legal – Sua Escritura na Mão, engrossam a fileira do maior programa de regularização fundiária da história de Goiás e uma referência para todo Brasil. Criado em 2011, o Casa Legal abrange em todo o Estado mais de 51 mil imóveis, sendo que 13,7 mil escrituras já foram entregues e outras 37,4 mil estão em andamento.

Esses imóveis estão distribuídos em 108 bairros implantados em áreas de domínio do Estado em 59 municípios. Somente em Goiânia, são quase 26 mil imóveis em processo de regularização, 10 mil deles com escrituras já entregues. Em Rio Verde, com mais a ação desta terça-feira, o programa completa 1.326 escrituras registradas em cartório entregues gratuitamente. Já foram beneficiadas famílias moradoras dos bairros Maurício Arantes Lisboa de Nassau, Valdecy Pires e Dom Miguel.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo