Parceria da Agehab vai beneficiar comunidade indígena de Nova América

Parceria da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e a prefeitura de Nova América, no Centro Goiano, vai beneficiar famílias de índios Tapuias com a construção de 30 unidades habitacionais na Aldeia Carretão. A Agehab realizou na manhã desta quinta-feira (18/10) capacitação com técnicos da prefeitura sobre os procedimentos para seleção e cadastro das famílias com o Programa Cheque Mais Moradia, Modalidade Construção. Após o treinamento, o município fica apto a iniciar o processo de cadastramento dos beneficiários. A previsão da primeira-dama de Nova América, Maria Nilva de Jesus Manso, é terminar o cadastro em no máximo 15 dias, para ter acesso aos recursos.

O investimento do Governo de Goiás será de R$ 450 mil, sendo R$ 15 mil por unidade habitacional. A primeira-dama conta que as habitações encontram-se em situação muito precária. Segundo ela, na aldeia existe uma escola e um posto de saúde que atendem mais de 100 famílias indígenas que vivem em pequenas porções de terra espalhadas pela reserva. Maria Nilva conta que o sustento da aldeia vem basicamente da plantação de mandioca e da fabricação de farinha.

A primeira-dama descreve a situação das moradias, que estão sem reboco, não têm banheiro e estão tomadas por cupim. Algumas são feitas de pau-a-pique, outras abrigam vários núcleos familiares. “A Prefeitura buscou a parceria da Agehab para melhorar a qualidade de vida dos índios Tapuias”, conclui Maria Nilva.

O presidente da Agehab, Cleomar Dutra, destaca que o Governo de Goiás contribui para reforçar ações de inclusão de social com a conquista da moradia digna para atender às demandas de comunidades historicamente excluídas. Segundo ele, para construir as casas será utilizado o projeto da Agehab voltado para comunidades tradicionais, respeitando os costumes e tradições locais. São casas de 80m2, com varanda, fogão à lenha e janelas e portas em madeira.  O mesmo projeto foi utilizado para atender comunidades quilombolas Kalungas das regiões de Teresina de Goiás, Piracanjuba, Alto Paraíso, Flores de Goiás, Uruaçu, Cavalcante, Monte alegre e Niquelândia.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo