Prefeitos prestigiam posse do novo presidente da Agehab

Sérgio Willian

 

O novo presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, tomou posse nesta quinta-feira (09/01), em solenidade com o governador em exercício José Éliton, realizada pela manhã no Auditório Mauros Borges, Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A solenidade foi prestigiada por prefeitos, além de diversas autoridades estaduais e municipais. Na cerimônia, Luiz Stival renovou o compromisso da Agehab em manter o ritmo de trabalho na construção e reforma de moradias e na regularização fundiária em áreas de domínio do Estado. Na ocasião, o novo presidente da Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel), Ruy Rocha, também foi empossado.

Em seu discurso de posse, Luiz Stival reafirmou a posição republicana do Governo de Goiás, por meio Agehab, no intuito de atender todos os 246 municípios goianos diretamente ou firmando parcerias com os municípios. “As prefeituras que quiserem construir casas hoje têm as portas abertas. A Agehab está disponível para todos os municípios”, salientou o presidente. Stival também reforçou sua posição de empenho em promover o bem-estar da população goiana no quesito habitacional. “Vou retribuir esta nova missão que me foi determinada pelo governador Marconi Perillo trabalhando de forma responsável e empreendedora.”

De acordo com o presidente, o trabalho é de continuidade. “A Agehab continuará se destacando pela excelência no trabalho, que neste ano, por exemplo, a levou a concorrer a um prêmio internacional de habitação em Dubai. O ex-presidente Marcos Abrão deixa um grande legado, uma empresa reestruturada com  programas em ação e muita credibilidade”, destacou, citando prêmio da ONU-Habitat, cujo resultado será anunciado em abril, nos Emirados Árabes Unidos. A Agência tornou-se concorrente ao prêmio após ser agraciada com o Melhores Práticas da Caixa, no final do ano passado, pelo projeto de elaboração dos planos municipais de habitação com prefeituras.

“A Agehab é muito importante para nosso Estado, hoje modelo para o Brasil e referência internacional”, ressaltou o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Cleudes Baré. De acordo com ele, o novo ocupante da presidência da Agehab tem o perfil empreendedor, condizente com as necessidades da Agência. “Mais do que um trabalho técnico, a Agehab realiza sonhos, o que requer cuidado e carinho maiores. Um grande administrador é reconhecido pela equipe que o cerca e Luiz Stival assume com uma equipe preparada. Além disso, tem espírito republicano de homem público e não tenho dúvida que fará a Agehab continuar com seu papel fundamental”, acrescenta.

Perfil

Luiz Antonio Stival Milhomens, tem 35 anos e é natural de Nova Veneza, cidade da qual foi prefeito por dois mandatos. De perfil municipalista, ele assume a Agehab com a determinação de fortalecer parcerias com prefeituras e também ampliar a parceria com o Ministério das Cidades, Caixa, Banco do Brasil e entidades sociais para superar as metas traçadas pelo governador Marconi Perillo. Formado em Ciências Contábeis pela antiga Faculdade Anhanguera (2001) e Gestão Pública pela Universidade Estadual de Goiás (2003), ele alia perfil técnico e político. Além de prefeito foi vereador em sua cidade natal.

Assumiu seu primeiro mandato como prefeito aos 26 anos (período 2005-2008), eleito pelo PSDB, na época o mais jovem prefeito de Goiás e do Brasil. Reeleito, exerceu o segundo mandato de 2008 a 2012, quando assumiu também a presidência da AGM. Na Associação fortaleceu a interlocução dos prefeitos com o Governo de Goiás e realizou o 1º Congresso Goiano de Municípios.

Em Nova Veneza, sua administração foi marcada pelo empreendedorismo, que o levou à conquista do Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE em 2006. Reformulou o Festival Italiano – Gastronomia e Cultura do município, implantado em 2003, fazendo com que o evento ganhasse repercussão nacional, o festival atraindo cerca de 200 mil visitantes por edição. Sua administração foi marcada ainda pelo crescimento econômico e social do município.

Luiz Stival ingressou na administração pública aos 12 anos, como office-boy da Prefeitura de Nova Veneza. Aos 17 anos, como concursado do Município, atuou no Departamento de Contabilidade e Finanças. Aos 21 foi eleito pela primeira vez a um cargo público para vereador – também o mais jovem do Brasil –, então pelo PPS, tendo sido presidente da Câmara Municipal. No ano passado, foi diretor do Instituto de Pesquisa Turística (IPTUR) da Goiás Turismo, órgão estadual. É casado com a farmacêutica Patrícia Amaral Fernandes, com quem tem uma filha de 12 anos, Amanda Luíza. O casal espera o segundo filho.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo