Presidente da Agehab visita obras em São Simão

Sergio Willian

O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab) Luiz Stival esteve nesta semana em São Simão, a 380 quilômetros de Goiânia, na Região Sudoeste do Estado, para visitar obras de 23 unidades habitacionais que estão sendo construídas no município. A construção é fruto da parceria do programa Cheque Mais Moradia, do Governo de Goiás, e o programa federal Oferta Pública Sub-50 2, voltado para municípios com até 50 mil habitantes. O terreno são doados pelo poder público municipal, que ainda é responsável por providenciar infra-estrutura urbana, como asfalto e iluminação pública. Na visita, o presidente pôde conferir pessoalmente o andamento das obras, em estágio avançado.

Em São Simão, que tem cerca de 17 mil habitantes, são 353 famílias sendo atendidas diretamente, neste momento, com o trabalho da Agehab, entre recursos para construção de novas unidades e reforma, além de inúmeras outras beneficiadas com a contrução de equipamentos comunitários, como praças ou centro coletivos de lazer. Entre nova unidades são 313 novas unidades, construídos conjugando recursos da União ou do Município. Já entregues, no Sub-50 1 existem 30 unidades já habitadas.

Em construção estão as 23 unidades do Sub-50 2, visitadas por Luiz Stival, além de 60 unidades construídas somente com o Cheque Mais Moradia e outras 200 por meio de outra parceria estadual-federal, a do Cheque Mais Moradia com o FGTS/Caixa. Outras 40 famílias do município estão na lista de beneciadas da modalidade Reforma do Cheque Mais Moradia, que atende famílias de baixa renda que já têm moradia própria, mas não têm condições financeiras de arcar com custos para melhorias básicas na construção.

Melhoria

Além de casa já existentes, o Governo de Goiás também tem garantido por meio da modalidade Melhoria a oportunidade de incrementar o acabamento de unidades do programa Sub-50 1, cujas obras foram executadas a partir de 2009 com valores defasados devido ao aquecimento rápido do setor de construção civil no Brasil nos últimos anos. Na quinta-feira,  28 famílias beneficiadas com recursos estaduais e federais da parceria no Sub-50 1, receberam o complemento. O presidente Luiz Stival representou o governador Marconi Perillo em entrega realizada na cidade com o auxílio da prefeitura local.

Entre outras melhorias possíveis com recursos estaduais destinados à compra de material de construção, as famílias podem assentar cerâmica no piso, realizar pintura de paredes, além de murar o lote ou então ampliar a construção aos fundos com área de serviço coberta.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo