AGR faz diagnóstico da qualidade de energia elétrica distribuída em Goiás

A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) começa, este mês, a acompanhar e a fiscalizar o Plano de Ação Emergencial que a Enel Distribuidora de Energia terá de adotar, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), visando a melhoria dos serviços prestados aos goianos. A informação é do presidente da AGR, Eurípedes Barsanulfo da Fonseca.

A AGR espera receber da Agência de regulação nacional, a qualquer momento, o cronograma das ações de fiscalização que deverá adotar junto a Enel. A empresa italiana comprou a estatal goiana Celg D em novembro de 2016 por R$ 2,18 bilhões. O Governo do Estado recebeu R$ 1,1 bilhão do valor total e o restante ficou com a Eletrobrás.

A Enel prometeu fazer investimentos pesados na rede de distribuição de energia e melhorar os serviços prestados aos seus 2,9 milhões de consumidores goianos. Contudo, de acordo com levantamento realizado pela AGR, após a privatização da Celg aumentou muito o número de reclamações da população e crescem, a cada dia, os prejuízos causados aos empresários e aos consumidores finais com os constantes cortes de energia. “O governador Ronaldo Caiado está muito preocupado com esta situação e quer solucionar este problema, com urgência”, revela Barsanulfo.

Das reclamações presenciais na Ouvidoria da AGR, no ano passado, foram registrados 740 protocolos de atendimentos, ou seja, 8% do total recebido pela Agência. As queixas pela Central de Atendimento – telefone 167 – chegaram a 35.068 apenas de janeiro até a data de hoje (12/03) e em 108.472 no ano passado.

Eurípedes Barsanulfo espera que, após as ações da AGR na Enel, que serão feitas em duas etapas – por amostragem e simultaneamente em cada um dos 237 municípios atendidos pela empresa – a Agência Nacional de Energia Elétrica possa adotar medidas mais enérgicas em relação à empresa quanto a melhoria dos serviços prestados. “O que o Governo quer é garantir a toda a população o acesso a um serviço de qualidade e que os empresários, inclusive do meio rural, tenham segurança quanto ao fornecimento de energia para o funcionamento de suas máquinas e assim poderem produzir com tranquilidade e sem contabilizar prejuízos devido a cortes no fornecimento de energia elétrica”, disse o presidente da AGR.

O gerente de Energia da AGR, Jorge Pereira da Silva, antecipa que entre as ações a serem adotadas pela Agência estão as fiscalizações da situação das subestações, das linhas de distribuição e dos ramais de distribuição urbano e rural; e se as ações adotadas pela Enel, nos últimos dois anos, estão resultando em melhorias dos serviços prestados aos consumidores goianos.

No período de 26 a 29 de março, o gerente de Energia da AGR participará em Brasília de reuniões na Aneel para apresentar o balanço das ações desenvolvidas pela Agência de Regulação Goiana no campo de energia em 2018 e traçar o plano a ser executado este ano, incluindo o acompanhamento do Plano de Ação Emergencial que a Enel terá de cumprir, de imediato.

Barragens

Paralelamente à fiscalização dos serviços da Enel, a Agência Goiana de Regulação também fará até maio um trabalho de fiscalização regulatória nas 13 maiores usinas hidroelétricas instaladas no Estado. Até o final do ano o trabalho será estendido a todas as outras 18 usinas de geração.

Serão observados se os procedimentos das empresas estão em conformidade com as normativas regulatórias; se as licenças ambientais e os laudos de segurança das barragens estão em dia e se as ações dos contratos estão sendo cumpridas. Contudo, a AGR esclarece que a competência para atestar a segurança das barragens é de inteira responsabilidade do agente de geração.

Assessoria de Imprensa da AGR – 3226-6464

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