SEAD lança certificação em compras governamentais

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração – SEAD, lançou nesta próxima quarta-feira, (21/08), o Programa de Certificação em Compras Governamentais. O secretário Bruno D’Abadia conduziu a abertura do evento, que contou também com uma exposição da estrutura da certificação e suas entregas possíveis.

A superintendente da Escola de Governo, Roberta Costa, lembrou que após o Programa de Compliance Público, a Certificação em Compras Governamentais é o segundo programa lançado pela unidade. Roberta pontuou que a iniciativa faz parte de um programa próprio de certificação da Escola, que leva em consideração as necessidades das áreas finalísticas gestoras de negócios e as especificidades de conhecimentos necessário para certificação e habilitação para determinadas funções desempenhadas, conforme descrito no art. 11 do Decreto nº 9.462 de 11 de julho de 2019 que instituiu o Programa MOVE.

Para Ândrei Oliveira de Paula, superintendente central de Compras Governamentais e Logística, investir em qualificação é uma das ferramentas mais importantes na administração. Ândrei acredita que a profissionalização dos quadros resulta em maior comprometimento, eficiência e otimização das ações. “O Estado é um grande comprador, e compra mal. Precisamos com urgência reverter esse quadro”, pontuou.

Capacitação

A capacitação em compras deverá proporcionar ao cursando uma visão ampliada do processo de aquisição governamental, desde o início da demanda até a entrega final do produto ou serviço, trazendo mais celeridade ao procedimento, mais qualidade na aquisição e maior economia final. Apesar da obtenção da certificação não estar vinculada à ocupação de cargo/função ou de recebimento de benefícios, inclusive pecuniários, é possível que ela figure como um entre outros quesitos, a critério da Administração, quando o assunto for programas/projetos relacionados aos servidores.

A execução do programa de certificação, formulado pela Escola de Governo, em parceria Superintendência Central de Compras Governamentais e Logística – SCCGL, será iniciado com o curso Básico de Licitações, que ocorre de 26 de agosto até 6 de setembro, das 14h às 18h. Os servidores lotados nesta superintendência terão prioridade na inscrição.

A certificação em compras governamentais (180h) atesta o conhecimento em assuntos relacionados as aquisições, contratações e atividades congêneres na Administração Pública. No fluxograma da certificação diversos cursos foram alocados em Formações que são realizadas ora de maneira optativa, ora sequencial. Para alcançar o certificado, o servidor deverá concluir 05 Formações e em cada Formação um número determinado de cursos. E ainda, ser aprovado em teste de conhecimento.

Comunicação Setorial – SEAD

IOmprensa – AGR

 

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