Ouvidoria Setorial divulga relatório de novembro



Análise quantitativa e qualitativa das manifestações de usuários de saneamento básico, transporte intermunicipal e energia está disponível no site da AGR: agr.go.gov.br

A Agência Goiana de Regulação (AGR) divulgou, nesta terça-feira (13/12), o Relatório Mensal da Ouvidoria Setorial, com as análises dos atendimentos aos usuários no mês de novembro. De acordo com o documento, que reúne dados qualitativos e quantitativo das manifestações, o número de reclamações relativas aos serviços de energia saltou de 747 em outubro para 798 em novembro, um aumento de 6,82%. Em outubro, as reclamações já haviam aumentado 55% em relação ao mês anterior. O relatório está disponível na página da Ouvidoria Setorial no site da AGR: agr.go.gov.br .

Conforme os dados apresentados nas análises referentes ao mês de novembro, quanto à energia, as reclamações foram motivadas, principalmente, por falta de energia, extensão de rede e atendimento telefônico. Essas tipologias são analisadas e apresentadas nos relatórios periódicos encaminhados pela AGR à Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública (SMA) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tendo por objetivo a solução ou melhoria das não conformidades na prestação dos serviços. 

A Ouvidoria da AGR atende a população nas suas demandas nas áreas de saneamento básico, transporte intermunicipal, terminais rodoviários e energia elétrica. Um total de 9.903 manifestações foram registradas em novembro, sendo 1.754 pedidos de informações e 149 reclamações de transporte intermunicipal e saneamento. Outros 8.068 atendimentos foram feitos a consumidores de energia, sendo 7.287 pedidos de informações, 798 reclamações e 4 denúncias. 

Reclamações
No setor de energia, as reclamações foram motivadas por falta de energia (39,38%), pedidos de religação não atendidos (18,16%), débitos anteriores (11,06%) e a flutuação ou variação na energia (4,43%), entre outros. Os canais mais usados pelos consumidores de energia para fazer as reclamações foram o 167 (4.723 reclamações), o 0800 727 0167 (2.993), e o Fale Conosco (174. Outros 91 consumidores usaram o ChatBot, outros 41 reclamaram pelo aplicativo da Aneel, 33 pelo Chat. Para atendimento presencial, 11 pessoas procuraram a Aneel e 2 procuraram a AGR.

O que mais motivou as reclamações de saneamento foram os débitos pendentes (57,30%), pedidos de religação não atendidos pela concessionária (26,45%), falta de água (4,50%), vazamentos de água (3,42%) e vazamentos de esgotos (2,22%). Das 14 reclamações sobre transporte, 4 foram relativas a passe livre do deficiente, 3 sobre manutenção do veículo, 3 de transporte irregular, 2 sobre tarifas, 1 por superlotação e 1 por problemas no bilhete de passagem. Os canais mais utilizados por esses usuários foram o Call Center (1.347 ou 71%), o WhatsApp (534 ou 28%), presencial (132 ou 10%) e meio eletrônico (9 ou 0%). 

Quanto à origem das reclamações, Goiânia liderou com 36,09% das reclamações de saneamento e transporte e com 16,73% das reclamações de energia. Em seguida, para o saneamento básico e transporte intermunicipal, seguem os municípios de Aparecida de Goiânia, com 9,75% das reclamações; Anápolis, com 5,87%; Trindade, com 4,33%; e Rio Verde, com 4.16% das reclamações. No caso da energia, depois da capital, as cidades com o maior número de reclamações foram Águas Lindas, com 10,02%; Planaltina, com 7,61%; Valparaíso, com 7,44%; Luziânia, com 58%; e Novo Gama, com 6,54%, todas cidades do Entorno de Brasília. 

A Ouvidoria Setorial da AGR é o canal adequado para os usuários reclamarem quando não tiverem suas demandas atendidas pelas concessionárias. Se não resolveu junto às operadoras, a pessoa pode procurar a Ouvidoria da AGR de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, exceto feriados. 

São disponibilizados aos usuários atendimentos pelo site da agência: www.portal.agr.go.gov.br/ouvidoria, pelo WhatsApp: 62-9.8480-7353, pelo E-Mail: e-ouvidoria@agr.go.gov.br, pelo 0800-704-3200 (exclusivo para saneamento básico e transporte intermunicipal de passageiros) e pelo 0800 727-0167 (exclusivo para energia elétrica).

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

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