AGR e SGG avaliam como positivas as reuniões com gestores de terminais



Melhoria da qualidade do serviço prestado aos cidadãos foi a tônica dos seis encontros, que reuniram mais de 100 responsáveis pelas rodoviárias em todo o Estado

A Agência Goiana de Regulação (AGR), por meio da Gerência de Regulação e Desestatização (Gered), concluiu, na quinta-feira (15/12), a série de encontros com os gestores dos terminais rodoviários das cidades do interior do Estado. O objetivo das reuniões, que tiveram a parceria das demais gerências da AGR e, também, da Superintendência de Políticas de Infraestrutura e Transporte, da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), foi fazer a aproximação entre os terminais e o Estado de Goiás e fornecer informações sobre como regularizar e tornar os terminais mais atraentes para o público e para investidores.

Segundo a gerente de Regulação, Graciela Profeta, os encontros permitiram apresentar as atribuições da Gered, da Ouvidoria Setorial e da Gerência de Transportes, que fazem parte da AGR para os gestores dos terminais rodoviários de passageiros (TRPs), demonstrando que a AGR está pronta para prestar todo o suporte que eles precisam para melhorar as condições dos terminais. “Percebemos que as principais dúvidas foram relativas às paradas dos ônibus, aos horários, à venda da Taxa de Utilização dos Terminais (TUT) e à sua utilização, sobre como renovar os termos de cessão e abertura de processo para doação do TRP ao município, além do registro de reclamações junto à Ouvidoria Setorial”, destacou a gerente.

Para a especialista de Regulação da Gered, Sinnara Godoy, que fez parte da articulação da AGR com os municípios, as reuniões foram importantes para consolidar a parceria entre a agência e os gestores dos TRPs. “Pudemos sanar as dúvidas e apresentar formas de melhorias para os terminais, inclusive quanto à prestação de contas via plataforma web, que é uma nova ferramenta de confiança, acessibilidade e rapidez a todos os gestores, disponível no site oficial da AGR”, afirmou.

Ela observou que o êxito desse trabalho, chamado “Por TRPs Melhores – Construindo Pontes com a AGR”, se deu, em grande parte, pela integração de todas as áreas da agência. O projeto contou com a participação, em todas as reuniões, do presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes; dos gerentes Delano Pádua Pacheco, de Transportes; Daniela Fleury, da Secretaria-Geral; e Francisco Vieira de Macedo, da Ouvidoria Setorial; e de Luciana Dutra Martins, coordenadora de Tecnologia da Informação.

Os encontros tiveram, ainda, a participação do representante da SGG, David Neto, que orientou os gestores sobre os passos para a regularização dos terminais. “As reuniões foram um sucesso quanto o objetivo de aumentar a procura de informações para a regularização dos termos de Cessão e de Doação de Terminais Rodoviários de competência estadual”, disse David Neto.

Ao final dos encontros, que incluíram a apresentação de experiências exitosas como exemplo de boas gestões em vários municípios, a equipe da Gered aplicou um questionário para saber o que os gestores acharam das reuniões, quais as informações que eles não tinham, se conheciam as normas que regem a gestão dos terminais, sobre a TUT e os serviços de fiscalização feitos pela AGR, entre outros pontos. O objetivo foi identificar o quanto o contato com a AGR pôde auxiliar cada um dos gestores.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

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