AGR e Conselho Estadual de Trânsito discutem parcerias



Pelo menos duas ações conjuntas, e que poderão agregar outros órgãos estaduais, foram tratadas em reunião, nesta terça-feira (07/02)

O presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Wagner Oliveira Gomes, se reuniu, nesta terça-feira (07/02), com o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran GO), José Nicolau de Oliveira Netho, com quem discutiu parcerias com vistas a fortalecer a atuação da agência e, em especial, elevar a qualidade do transporte de passageiros em todo o estado. Dentre as ações previstas, está a participação da AGR em eventos itinerantes do conselho e um programa de caráter orientativo voltado aos delegatários e aos usuários dos serviços regulados pela agência.

A reunião contou com a participação do chefe de Gabinete da AGR, Thiago Nepomuceno Carvalho; do gerente de Transporte, Delano Pacheco; do ouvidor setorial, Francisco Vieira de Macedo; e do colaborador Pedro Henrique Quermes, da Coordenação de Fiscalização, da Gerência de Transportes. O encontro teve a participação, ainda, do colaborador do Cetran, Vítor Ramos.

Durante o encontro, José Netho destacou que o conselho é responsável pela gestão do Sistema Estadual de Trânsito (SET), que tem prevista, como uma das primeiras ações, a realização de congressos regionais reunindo de 30 a 40 municípios para dar espaço de fala aos órgãos envolvidos nas questões de trânsito. “O objetivo é promover uma maior interlocução entre os órgãos públicos, gestores municipais e comunidade”, afirmou. Nesses eventos, os órgãos terão estandes e poderão divulgar informações sobre a sua atuação. O primeiro encontro regional está programado para Alto Horizonte.

Outro assunto tratado na reunião diz respeito à construção de uma agenda de Estado para dar mais segurança ao trânsito e ao transporte de passageiros. Essa atuação reuniria vários órgãos para dar mais segurança ao trânsito com ênfase na fiscalização e regularização do transporte por fretamento. Entre outros órgãos, a força-tarefa poderia envolver o Batalhão de Trânsito, a Secretaria de Economia, o Procon, a Goinfra e o Detran, além da AGR e do Cetran GO.

O presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, comentou que as propostas do conselho vão ao encontro das demandas da agência, no sentido de fortalecer as ações da autarquia. “Essa proposta de ação conjunta é uma excelente iniciativa que deve ter primeiro um caráter orientativo, uma vez que o objetivo final é que todo mundo conheça as regras e siga as regras, os normativos”, ressaltou.

Segundo Wagner Gomes, a questão do transporte clandestino é preocupante porque envolve a segurança das pessoas que são transportadas, muitas vezes, em veículos sem as condições necessárias. Ele afirmou que o cadastro dos veículos junto à AGR não é mera burocracia, e, sim, garantia para quem contrata os serviços de fretamento, seja público, como é o caso de transporte de pacientes ou estudantes, ou privado, como nos serviços de transporte para o turismo.

Wagner Oliveira Gomes observou, também, que as iniciativas discutidas com o Conselho Estadual de Trânsito têm potencial de promover a integração entre os órgãos públicos. “É o Estado levando serviços aos municípios, todos os órgãos de mãos dadas, trabalhando juntos para melhorar o transporte de passageiros, que, como política pública, concorre para que se tenha uma melhor condição de tráfego nas vias em todo o estado”, disse.

Ao falar do interesse da AGR em participar dos encontros regionais do conselho, Wagner Gomes lembrou do programa de Ouvidoria Itinerante da AGR, que tem levado serviços e informações da agência aos municípios, por meio de eventos como o Nordeste Solidário e o Alego Ativa. Nesses eventos, as equipes da Ouvidoria Setorial têm feito contato com prefeitos, vereadores e gestores de terminais, além de visitar as rádios locais.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo