AGR encerra participação na Campanha de Combate ao Câncer Infantil com palestra aos servidores



Depoimento da advogada Grazielly Manzi Cavalcante, da Secretaria da Economia, idealizadora do Projeto PS Júnior, menino que lutou contra o câncer, emocionou a todos

A Agência Goiana de Regulação (AGR) participou da Campanha de Combate ao Câncer Infantil, promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e parceiros, sensibilizando os seus colaboradores para a doação de sangue, doação de medicamentos e também a contribuir com pix para a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG). Para encerrar essa participação, foi realizada, na quarta-feira (22/11), palestra com médicos do Araújo Jorge e do Hospital da Criança e participação da advogada Grazielly Manzi Cavalcante, servidora da Secretaria da Economia e mãe de Paulo Sérgio Júnior, um menino que lutou bravamente contra o câncer.

Grazielly Manzi Cavalcante emocionou os presentes com a narração de sua história. Ela apresentou com detalhes o sonho de ser mãe, a chegada do filho Paulo Sérgio Júnior, de como viveram felizes os primeiros anos de vida do menino, até que surgiram alguns sinais que pareceram doenças comuns para os médicos e, assim, ela percorreu uma verdadeira via crucis por cerca de dois meses até chegar ao diagnóstico de câncer. 

Segundo Grazielly, desde os primeiros sintomas, ela teve que travar uma grande batalha para que algum profissional da saúde lhe desse um diagnóstico, porque em pouco tempo o filho que começou a ter febres e apresentar mudanças no humor, passou a cair na escola, e, após uma viagem à praia, começou a ter vômitos em jato, a andar sem equilíbrio e por fim, muito cansaço. Mas nenhum médico lhe dizia o que era que ele tinha. 

Ao mesmo tempo em que buscava uma solução para a saúde de Paulo Sérgio Júnior, a dedicação quase que exclusiva ao filho trouxe problemas no trabalho. “Tanto os médicos quanto outras pessoas no trabalho, na família, achavam que eu estava ‘procurando’ doença para meu filho”, lembrou. Ela foi a médicos de várias especialidades, no SUS, nos hospitais do seu plano de saúde e médicos particulares, mas todos diziam que eram sintomas simples e que logo iriam passar. Chegou a ir em várias igrejas e centros religiosos em busca de uma luz.

O diagnóstico de câncer só veio quando era foi finalmente a um neurologista, após uma internação num pronto socorro. Ela ficou abalada e teve dúvidas se submeteria seu filho ao tratamento, uma vez que os exames iniciais demonstraram que já havia metástase, mas foi convencida pelo neurocirurgião Paulo Ronaldo Jubé Ribeiro, do Hospital da Criança, a enfrentar, com medo e tudo, o tratamento. Ela falou que, por seis meses o seu filho “grande guerreiro” que queria ser rockeiro lutou bravamente para viver. Foram seis meses em que a criança comoveu a todos nos hospitais por onde passou. A onco hemato pediatra Patrícia Carneiro de Brito, do Hospital Araújo Jorge, também acompanhou a luta do pequeno Paulo Sérgio. 

Os dois profissionais também participaram do evento de encerramento da participação da AGR na Campanha da PRF e apresentaram dados sobre a doença, ocorrência e prevalência e falaram sobre os sintomas do câncer infantil que podem ser confundidos com doenças comuns. Eles destacaram a importância do trabalho que vem sendo feito pela advogada Graziella que, por meio do projeto Família PS Júnior, leva a sua experiência a órgãos públicos, escolas, instituições privadas, sempre com o objetivo de alertar para os primeiros sinais da doença e a necessidade de um diagnóstico precoce. Ela também luta pela humanização do tratamento. Os dois médicos estão engajados no trabalho que ela realiza e participam da sua agenda sempre que podem.

O evento na AGR foi coordenado pela diretora de Gestão Integrada, Andrea Bonanato, e pelo gerente de Gestão Institucional, Alexandre Ferraz, e contou com abertura feita pelo presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes. Além dos palestrantes, o momento contou com a presença das representantes da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG): a cirurgiã dentista Silvia Helena Sechoto, do programa Meninas de Luz; a auxiliar de saúde bucal Valdiva da Cunha Goudinho;e Natália Paz de Melo, coordenadora de Monitoramento Socioassistencial da Gerência de Benefícios Sociais, representando a diretora Jeane Abdala. 

A Campanha

Durante todo o mês de novembro, os servidores da AGR, engajados na Campanha de Combate ao Câncer Infantil, procuraram o Banco de Sangue do Hospital Araújo Jorge para fazer doações de sangue. Eles participaram, também, com doação de medicamentos e valores no intuito de minimizar as dificuldades das famílias durante o tratamento das crianças, todos movidos pela solidariedade. Qualquer pessoa pode ser um colaborador da campanha:

Doe medicamentos e produtos farmacêuticos:
Aciclovir 200mg; Fluconazol 150 mg; Ondansetrona 8 mg; Fio Dental Oral B; Enxaguante Bucal Infantil sem álcool; Periogard Enxaguante Bucal (para os adolescentes); e Nistatina solução Oral.

Doe valores: 
PIX para Caixa Econômica Federal, Agência: 2512, Conta corrente: 2462-0
Favorecido: Associação de Combate ao Câncer em Goiás – CNPJ: 01.585.595/0001-57
Chave pix: convenios@accg.org.br

Doe sangue:
Banco de Sangue do Araújo Jorge (ACCG – Associação de Combate ao Câncer de Goiás) R. 239, 206 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74605-07

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo