AGR autoriza primeira linha regular de transporte em ambiente de livre competição



Empresa foi habilitada após cumprir exigências de Chamamento Público e vai atender o trecho Goiânia – Uruana, utilizando ônibus executivos, ano 2022/23, com ar-condicionado e itens de segurança

A Agência Goiana de Regulação (AGR) entregou, nesta sexta-feira (22/09), termo de autorização à Fly Transportes Eireli para operar o transporte regular intermunicipal de passageiros no trecho entre Goiânia e Uruana, passando pelos municípios de Inhumas, Itauçu, Taquaral, Itaguari, Itaguaru e Uruíta, pelo período de 15 anos. Trata-se da primeira autorização da Agência no âmbito do Chamamento Público nº 01/2023, que instituiu, em abril, o regime da livre e aberta concorrência para exploração de serviços de transporte regular, de forma não exclusiva e com liberdade tarifária, no estado de Goiás. 

O presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, fez a entrega da autorização ao diretor da Fly Transportes, Paulo Fernando Ferreira, em reunião que contou com a presença do diretor de Regulação e Fiscalização, Thiago Nepomuceno, do gerente de Transporte, Delano Pacheco, do conselheiro Guy Brasil Cavalcanti, e de toda a equipe que trabalhou na avaliação das informações e da documentação apresentada pela empresa no processo de habilitação. “É com muita satisfação que entregamos a autorização para exploração da linha Goiânia – Uruana. Agradeço a confiança da empresa e gostaria que se mantivessem atentos aos novos chamamentos para que possamos estabelecer novas autorizações, atendendo aí essas comunidades”, afirmou.

A Fly Transpoortes Eireli é uma empresa goiana, com sede na capital e que está em atividade desde 1999 no setor de locação e fretamento. Para a linha entre Goiânia e Uruana, de 157 quilômetros, a empresa vai operar com três ônibus novos, ano 2022/23, dotados de ar-condicionado, cinto de segurança e outros itens que irão propiciar conforto e segurança aos passageiros em todo o trecho. De Goiânia, sairão diariamente ônibus em dois horários: 9h30 e 16h. Partindo de Uruana, as viagens estão programadas para as 6h e 16h todos os dias. 

O diretor da Fly Transportes, Paulo Fernando, agradeceu a AGR pelo esforco que culminou no chamamento público, destacando sua disposição em operar a linha autorizada dentro do novo modelo de transporte definido para o estado de Goiás. "Eu conto com vocês como parceiros para desenvolver esse trabalho por esses 15 anos ou mais", disse, observando que o trecho em questão requer ações fiscalizatórias constantes, uma vez que não estava sendo atendido  com serviço regular. A empresa demonstrou interesse em atender, também, o trecho Goiânia – São Patrício, e vai formalizar o pedido à AGR.

Durante a reunião,  o presidente da AGR enumerou as ações da Agência no sentido de fortalecer a regulação e a fiscalização do transporte de passageiros, tornando o setor mais atrativo aos investidores e garantindo  melhores serviços à população. Ao mesmo tempo que amplia as oportunidades aos investidores, a Agência estabelece parcerias com as forças de seguranca, investe na modernização da frota e em equipamentos para a fiscalização e faz chamamento para habilitar empresas de pátios e guinchos.

O Chamamento Público nº 01/2023 teve por objetivo estimular a participação de empresas na oferta de serviços em 61 linhas não atendidas pelas operadoras do sistema de transporte regular, situação que produz  grandes prejuízos para várias comunidades em todas as regiões do estado. Outras empresas de transporte estão em processo de habilitação para trechos e trajetos que apresentam demandas pelos serviços. 

Agência Goiana de Regulação,  Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo