AGR encerra Sipat 2022 com palestra sobre Ansiedade Patológica



Especialista em psicopatologia clínica, Janaína Faleiro, apresentou aos servidores os sintomas da doença e as formas de tratamento, que passam por atendimento psicológico e, em alguns casos, também pela atenção psiquiátrica. Mas hábitos saudáveis são fundamentais para enfrentar a patologia

A Agência Goiana de Regulação (AGR) encerrou, nesta sexta-feira (21/10), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat 2022) com uma palestra sobre o tema “Ansiedade Patológica, sintomas e formas de tratamento”, ministrada pela psicóloga Janaína Faleiro, especialista em psicopatologia clínica e atendimento a dependentes químicos e pessoas com transtornos de personalidade e transtornos ansiosos. O presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, participou do evento, no auditório do edifício-sede, e agradeceu à profissional por ter atendido ao convite feito pela Cipa e pelo Sesmt.

Durante sua exposição, Janaína Faleiro afirmou que a ansiedade patológica é um indicativo de doença subjacente, quando os sentimentos se tornam excessivos e obsessivos e interferem na vida cotidiana. Diferente da ansiedade considerada normal que todos sentem e que é apenas um estado reativo frente a situações de risco ou perigo, mas não paralisa. 

Os sintomas de ansiedade anormal são, entre outros, os medos, a insegurança, complexo de inferioridade, baixa autoestima, preocupação excessiva, imediatismo, irritabilidade, automutilação, alergias e problemas de pele, insônia e ou sono agitado, compulsões, sudorese excessiva, dores físicas, pensamentos acelerados, inquietação, gastrite, pessimismo/negativismo e diarreia. 

As formas de tratamento, conforme observou Janaína, passam pela procura de ajuda especializada, como a psicoterapia com psicólogo e a psiquiatria. Ela explicou que o profissional da psiquiatria vai na maioria das vezes medicar e resolver os sintomas, mas é importante que a pessoa procure encontrar as causas da ansiedade que são de fundo emocional, por isso é fundamental procurar o psicólogo.  

Hábitos saudáveis como atividade física, meditação, lazer/hobby, desacelerar, pensamentos positivos e qualidade de vida também vão contribuir para a redução da ansiedade em patamares considerados normais nos dias de hoje.

No início da palestra, Janaína Faleiro, perguntou quem achava que era ansioso, e pediu que todos fizessem um minuto de pausa, e ficassem quietos, sem se mover. Depois perguntou aos servidores o que sentiram em relação ao tempo. E afirmou: O ansioso é refém do tempo, porque ele está sempre no futuro. 

Neste ano, a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho foi feita em dois eixos: atividades físicas no local de trabalho, ou a ginástica laboral; e o tema Saúde Mental, que contou com três palestras sobre o assunto. A Sipat acontece anualmente na AGR, com apoio da Gerência de Gestão Institucional (GGI).

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo