AGR notifica Aneel sobre plano de manutenção da Enel Goiás


Presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes,  à esquerda, participou de coletiva à imprensa, no sábado, e acompanha o governador Ronaldo Caiado em reunião com a Aneel, nesta segunda-feira (24), em Brasília


E envia ofícios à distribuidora de energia no Estado, pedindo esclarecimentos sobre suspensão de ações do Plano Verão. Medidas se somaram à ação do Procon Goiás e da Procuradoria Geral do Estado, que obteve liminar para determinar à distribuidora a continuidade dos serviços 

A Agência Goiana de Regulação (AGR) notificou, neste sábado (22/10), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), solicitando uma análise aprofundada da situação criada no Estado de Goiás pela Distribuidora Enel, ao suspender ações preventivas do Plano Verão, a ser implementado no período chuvoso que se intensificará a partir desta semana. A AGR é a responsável pela fiscalização do fornecimento de energia elétrica no Estado de Goiás, por força de convênio com a agência nacional.

No mesmo ofício, a AGR pediu à Aneel a adoção de medidas conjuntas para garantir a adequada prestação dos serviços de energia elétrica à população goiana, com ênfase no cumprimento do programa de manutenção preventiva e emergencial durante todo o período chuvoso, até que ocorra a completa transferência do controle acionário da Enel GO para a Equatorial. A AGR enviou ofícios também à Enel, nos dias 20 e 22, pedindo explicações sobre as denúncias veiculadas na mídia local e comprovadas por nota de esclarecimento do Sindicato da Indústria da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia de Goiás (Sindcel) que reforça o cancelamento do Plano Verão pela distribuidora.

As medidas, segundo o presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, se somam à ação do Procon Goiás e, também, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que conseguiu liminar e já determinou à Enel que retome os serviços suspensos. De acordo com o presidente, a desmobilização de equipes especializadas, veículos e demais equipamentos para a operação de manutenção preventiva potencializa danos para o consumidor, já que a retomada desses recursos demandará considerável tempo.

À Enel Goiás, foi solicitado, primeiro, no dia 20, que informasse sobre a desmobilização de equipes de manutenção, com comprovação das alegações apresentadas e que enviasse à AGR a quantidade de equipes de atendimento emergencial por regional. No segundo ofício, dia 22, após a nota do Sindcel, foi pedido à distribuidora que se manifestasse sobre a nota da entidade, que apresentasse a relação de obras e ações do Plano Verão 2022/2023, os municípios e os objetivos; as razões que motivaram o cancelamento do plano; e apresentasse as medidas programadas para o período chuvoso com o cancelamento do plano. 

O presidente Wagner Oliveira Gomes acompanhará o governador Ronaldo Caiado, nesta segunda-feira (24/10), a Brasília, para uma reunião com a diretoria da Aneel. Eles tratarão de dois pontos específicos: o cumprimento do plano de manutenção pela Enel Goiás; e a autorização da Aneel para que a Equatorial possa entrar em operação o mais rápido possível.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo