AGR realiza treinamento para integrantes da Brigada contra Incêndio



Com apoio do Serviço de Segurança do Trabalho (Sesmt), 34 brigadistas conheceram as melhores práticas de prevenção e combate a incêndios no edifício-sede da Agência

A Agência Goiana de Regulação (AGR), por meio da Gerência de Tecnologia e Apoio Administrativo, e do Serviço de Segurança do Trabalho (Sesmt), realizou, nesta terça-feira (07/11), o treinamento de 34 servidores que atuam como brigadistas contra incêndio no edifício-sede da autarquia, na Avenida Goiás, Centro da capital. Esses servidores compõem a Força Brigadista da Agência, em cumprimento às exigências do Corpo de Bombeiros Militar para o Certificado de Conformidade (Cercon). 

Durante o treinamento, que é a primeira etapa da capacitação anual dos brigadistas, foram repassadas noções sobre formas de extinção de incêndios, melhores práticas para prevenção e triângulo de fogo, entre outros conteúdos. Foram utilizados os extintores da própria AGR que serão recarregados neste mês. 

O treinamento mostrou os diferentes tipos e classificação de incêndios, classes A, B e C, os tipos de extintores (de gás carbônico, de água e de pó) e os métodos de extinção das chamas. A segunda etapa do treinamento será realizada no dia 27 de novembro, com parte teórica e prática sobre os primeiros socorros.   

O treinamento foi feito pelo instrutor Jeremias Borges Vieira, técnico em Segurança do Trabalho, coordenador do Sesmt Público da AGR, e contou com a participação do chefe de Gabinete da Presidência da AGR, Breno Pereira da Silva. O treinamento teve o apoio do Sesmt e da Gerência de Gestão Institucional (GGI). 

Para o servidor Hugo de Assis Furtado, brigadista no 12o andar da sede da AGR, o treinamento possibilitou o aprendizado sobre como manejar os equipamentos, e para quais casos cada extintor de aplica. “Esse conhecimento e a prática são fundamentais para sabermos agir em casos de incêndios, não só no ambiente do trabalho, mas em qualquer lugar que estivermos”, afirmou.

A brigadista no 9o andar, Ene Lucia da Trindade Rodrigues, também participou do treinamento que considerou fundamental para fazer uma revisão de tudo o que aprendeu nas capacitações dos anos anteriores. Ele atua como brigadista desde 2018 e diz que “é sempre bom relembrar as maneiras de usar os diferentes tipos de extintores, principalmente num prédio vertical como o da AGR”.

Victor Azevedo Rodrigues, brigadista do 10o andar, que integra a Força Brigadista da AGR desde 2022, falou da importância do treinamento que exige muita atenção na hora do uso do extintor, desde o rompimento do lacre à forma de lançar a água, o gás carbônico ou o pó nas chamas. “Devemos lançar o conteúdo do extintor sempre na base no fogo e não sobre ele, nos manter agachados na hora de combager as chamas e também saber que tipo de extintor usar em cada situação”, destacou. 

Embora não seja brigadista, Alessandra Francisca dos Santos, do 7o andar, gostou do treinamento e disse que é sempre oportuno renovar os conhecimentos obtidos a respeito de como utilizar os extintores em situação de incêndio.

A Brigada contra Incêndio da AGR tem a sua atuação voltada a reduzir os riscos de incêndio no órgão, em atendimento à Norma Técnica 17, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. Na Agência, que funciona em edificação vertical de 13 pavimentos, há no mínimo dois servidores brigadistas por andar. 

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo