Equatorial Goiás entrega nova subestação em Goiânia



Companhia investiu R$ 60 milhões na obra que beneficiará cerca de 150 mil clientes da Região Metropolitana. Presidente do Conselho Regulador, Wagner Oliveira Gomes, participou da inauguração

A Equatorial Goiás inaugurou, nesta terça-feira (06/06), sua primeira grande obra em Goiânia, a Subestação Riviera – Parque Atheneu que garantirá a melhoria do fornecimento de energia para cerca de 150 mil clientes, o que representa, aproximadamente, cerca de 45 mil unidades consumidoras, de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. O presidente do Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação (AGR), Wagner Oliveira Gomes, e o gerente de Energia, Jorge Pereira da Silva, participaram da solenidade de inauguração.   

O evento contou com a presença do CEO da Equatorial Energia, Augusto Miranda; do presidente da empresa no estado de Goiás, Lener Jayme; do prefeito Rogério Cruz; do secretário Municipal de Regulação Fundiária, Carlim Café; da diretora da Secretaria de Infraestrutura do município, Aline Cantuária; do presidente da Federação do Comércio, Marcelo Baiocchi, entre outros. A cantora Maria Eugênia abriu a cerimônia apresentando canções regionais. 

O presidente da Equatorial, Lener Jayme, iniciou sua fala destacando que ao assumir a produção de distribuição de energia em Goiás, a empresa tinha como principal missão a de resgatar a credibilidade do consumidor, a confiança e a transparência. E que, de imediato, desenvolveram uma série de ações que permitiram uma aproximação da empresa com o consumidor, levando benefícios à comunidade e ampliando programas sociais como o Tarifa Social. Lembrou que, em paralelo, executou o plano de obras que permitiu inaugurar em março a subestação de Aparecida de Goiânia e, agora, a Subestação Riviera – Parque Atheneu. Todo esse esforço, segundo ele, resultou na redução de 30% das manifestações dos consumidores junto à AGR de janeiro a maio.

A obra
Com investimento de R$ 60 milhões, a obra compreende uma nova subestação, construída do zero, com 50 MVA de potência, uma Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT), além de novas redes de distribuição de média tensão, que levarão a energia da subestação para indústrias, comércios e residências. A obra contribuirá, ainda, para novas ligações residenciais e facilidades operacionais quando necessário realizar manobras com transferências de circuitos entre as subestações.  

A subestação foi construída no modelo compacto, que utiliza equipamentos multifuncionais de alta tecnologia, permitindo a construção em espaços menores, se comparado, aos das unidades convencionais. Além disso, todos os equipamentos são telecontrolados, ou seja, comandados à distância, e devido à tecnologia instalada, toda a operação deste complexo é realizada de forma digital, pelo Centro de Operações Integrado, que fica na sede da empresa, em Goiânia. 

O presidente Lener Jayme afirmou, ainda, que neste ano a empresa estará focada em investir fortemente em novas unidades e em melhorias nas estruturas existentes de todas as regiões goianas. “Não estamos medindo esforços para transformar a realidade do fornecimento de energia em Goiás. A nova Subestação Riviera – Parque Atheneu, assim como a Subestação Aparecida, entregue em março, foi construída em modelo compacto e com equipamentos de última geração que auxiliam na agilidade do trabalho. Esse é o foco da nossa atuação em Goiás, trabalhar com agilidade para atender cada vez melhor o cliente goiano”, ressaltou Lener.  

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás, com Assessoria da Equatorial Energia

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo