Ouvidoria divulga relatório de atividades de abril



Registros no número de reclamações indicam que houve queda tanto em relação aos serviços de saneamento quanto aos de energia elétrica. Documento está disponível no site da AGR

A Ouvidoria Setorial da Agência Goiana de Regulação (AGR) disponibilizou no site da autarquia o relatório de atividades com as análises quantitativas e qualitativas das manifestações feitas pelos usuários no mês de abril. De acordo com o documento, que está na página da ouvidoria, no site da agência, o número de reclamações relativas a saneamento básico ficou 37,5% abaixo do número registrado no mês de março. Houve queda também no número de reclamações dos consumidores de energia, 27,36% abaixo do registrado em março. 

No total, foram 752 manifestações de usuários de saneamento básico e transporte intermunicipal de passageiros, sendo que 542 ou 72% delas referiram-se a pedidos de informações, solucionadas durante a própria chamada. Outras 210, ou 28%, foram relativas a reclamações de pessoas que não tiveram suas questões solucionadas pelas concessionárias, tendo sido analisadas pela equipe da Ouvidoria Setorial. Das 210 reclamações, 181 ou 86% foram de saneamento/água; 27 ou 13% de transporte intermunicipal de passageiros e 2 pedidos na abrangência da Lei de Acesso à Informação (LAI). 

A redução acentuada no número de reclamações sobre saneamento em relação ao mês de março, segundo o ouvidor setorial Francisco Vieira de Macedo, pode indicar que a empresa adotou correção dos procedimentos internos no que se refere aos serviços de atendimento aos usuários. No relatório, observa-se que as principais demandas de saneamento foram relacionadas ao não cumprimento de prazos, reparos da rede referente a vazamento de água, atraso na execução de novas ligações de água e religação e reativação de água.

Quanto às manifestações sobre os serviços de energia elétrica, a Ouvidoria atendeu 3.744 demandas. A maior parte, 3.330, ou 89%, foram de solicitações de informações, sendo solucionadas durante a chamada. E as reclamações totalizaram 414 manifestações, ou 11% do total. Falta de energia (23,96%), religação (23,42%) e débitos (12%) foram os principais motivos para as demandas junto à Ouvidoria da AGR.

As manifestações registradas sobre saneamento tiveram origem, principalmente, nas cidades de Goiânia (29,89%), Aparecida de Goiânia (17,16%), Anápolis (6,09%), Trindade (5,17%), Valparaíso (2,95%) e Jataí (2,58%). A maior parte das demandas sobre os serviços de energia partiu de Goiânia (25,47%), Aparecida de Goiânia (7,81%), Anápolis (5,92%), Águas Lindas (4,71%), Luziânia (3%), Planaltina (2,97%) e Valparaíso (2,88%). 

Os canais de atendimento mais utilizados pelos consumidores continuam sendo o Call Center 0800 704 3200 (49,34%) e o WhatsApp 62 9 8480 7353 (42,42%). Os usuários também usaram o e-mail ouvidoria@agr.go.gov.br (3,59%), e o formulário eletrônico no site www.agr.go.gov.br (3,46%). Apenas 0,66% compareceram à sede da agência para registrar sua manifestação. 

O índice de cumprimento do prazo de resposta total das 210 manifestações analisadas foi de 10,02 dias. 

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

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