Pandemia impactou serviços de saneamento básico e de transporte intermunicipal de passageiros


 Card: AGR


É o que diz Relatório de Gestão em Ouvidoria da AGR de 2020 enviado à Controladoria-Geral do Estado (CGE) e divulgado no site da Agência. Manifestações de usuários diminuíram em relação a transporte intermunicipal de passageiros e cresceram substancialmente no setor de saneamento em relação a 2019

As medidas de isolamento social e demais restrições impostas pela pandemia de Covid-19 resultaram em grande impacto na prestação de serviços de transportes intermunicipais de passageiros e, também, de esgotamento sanitário e fornecimento de água potável em todo o Estado. Na análise quantitativa e qualitativa da Ouvidoria Setorial da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), apresentada no Relatório Anual de Gestão de 2020, fica claro que a mudança de hábitos da população, para se evitar a propagação do coronavírus, afetou os dois setores.

“Houve uma redução considerável no número de manifestações de usuários de transportes intermunicipais a partir de março, em virtude das restrições na circulação de pessoas, com o Decreto de Emergência, quando o transporte intermunicipal de passageiros passou a funcionar com baixa demanda”, explicou o ouvidor setorial Francisco Vieira de Macedo. Conforme observou, em setembro, o Ministério da Economia publicou lista com setores mais impactados, onde as atividades de transporte de passageiros apareceram entre as cinco mais prejudicadas pela crise. “E, nesse ranking, o transporte intermunicipal de passageiros alcançou a quarta colocação”, destacou.

No comparativo com 2019, o número de manifestações recebidas pela Ouvidoria da AGR relativas a transportes no ano passado foi 74,8% menor, com 286 manifestações, enquanto em 2019 a demanda totalizou 1.139 chamadas. Das 286 manifestações, 108 foram encerradas por script, ou seja, durante o próprio contato do usuário, e 178 foram objeto de análise por parte da equipe da Ouvidoria Setorial e da Gerência de Transportes da AGR. Em 2019, um total de 707 manifestações foram encerradas por script e as 423 restantes foram analisadas pela Ouvidoria da AGR.

Saneamento Básico

Na oferta de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Ouvidoria Setorial da AGR verificou um acréscimo de 62,75% no número de manifestações de usuários no ano passado em relação a 2019. Do total de manifestações, 1.669 foram analisadas. De acordo com o relatório, o acréscimo ocorreu basicamente por fatores relacionados à pandemia de Covid-19. Um deles, foi a suspensão, entre maio e outubro, de serviços considerados não essenciais, como forma de se preservar a saúde dos trabalhadores.

Outro fator que contribuiu para o aumento no número de manifestações na Ouvidoria Setorial, segundo análise constante no relatório, foi a substituição de hidrômetros velocímetros por hidrômetros volumétricos. O uso da nova tecnologia garantiu uma maior veracidade na medição do consumo de água das unidades consumidores.

Um terceiro fator foi o aumento real do consumo de água, decorrente da mudança de hábitos de higiene pessoal e limpeza da casa, como forma de se prevenir contra a Covid-19. No relatório, consta, também, um quarto fator, de ordem técnica, por parte da própria AGR, que aumentou o número de consumidores atendidos pela Agência, entre eles os consumidores do município de Águas Lindas, na região do Entorno do Distrito Federal.

A Ouvidoria Setorial da AGR atende por diferentes canais de comunicação, além de fazer o atendimento presencial, no horário comercial, em dias úteis, na sede da AGR, na Avenida Goiás, Centro. Os usuários dos serviços públicos estaduais regulados ou fiscalizados pela AGR (água, energia elétrica, esgotamento sanitário, transporte intermunicipal) podem solicitar ou prestar informações e fazer denúncias, reclamações ou sugestões via 0800 704 3200, pelos números de whatsapp (62)98480-7353, (62) 98156-5335, (62) 98156-8193 e (62) 98156-7594, pelo e-mail: e-ouvidoria@agr.go.gov.br ou pelo site da AGR: https://www.agr.go.gov.br/ouvidoria.html.

acesse em: https: Relátorio Anual da AGR 2020

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo