Saúde Mental é tema de palestra na Sipat 2022 da AGR


Coach Márcia Pires, da Secretaria da Retomada, foi a convidada desta quinta-feira (20/10) da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho para falar aos servidores sobre os cuidados que devem ter para manterem a saúde mental. Presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, prestigiou o encontro

Os servidores da Agência Goiana de Regulação (AGR) participaram, na manhã desta quinta-feira (20/10), no auditório do edifício-sede, de mais uma atividade da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat 2022). Desta vez, a convidada foi a coach Márcia Pires, assessora de Projetos da Secretaria da Retomada, que fez a palestra “Como está a sua saúde mental?”, com vivências e importantes informações sobre o assunto. Márcia é escritora e coautora do livro “Cartas para o Sucesso”, especialista em liderança e facilitadora de aprendizagem, entre outras competências.

O presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, deu as boas-vindas à palestrante e participou das atividades programadas pela especialista, que iniciou a sua exposição com a projeção do vídeo de Kell Smith, Seja Gentil, e um momento de respiração profunda com os participantes. Segundo afirmou, antes da pandemia, cerca de 19 milhões de brasileiros tinham ansiedade. Com a pandemia, esse número aumentou em cerca de 25%. Os brasileiros são os mais ansiosos do planeta. 

Depois, Márcia Pires disse o que saúde mental é: importante, necessária e que exige trabalho contínuo; e o que a saúde mental não é: sinal de fraqueza, motivo de vergonha, se sentir bem o tempo todo ou algo que temos que trabalhar de vez em quando. Informou que o corpo dá sinais de estresse: dificuldade de concentração, dor de cabeça, ansiedade, raiva, tensão muscular, irritação na pelo, dor no estômago, diminuição da libido e fadiga. 

As formas de prejudicar ainda mais a saúde estão na preocupação quanto ao futuro; na tentativa de agradar sempre as pessoas; quando há uma autoavaliação negativa; em não se gerenciar o tempo; na falta de hobbies e lazer; quando se pensa em demasia no passado; quando se omite as emoções; na autocobrança excessiva; ao assumir responsabilidades que são de outros.

O gerenciamento do tempo é outro fator importante para se evitar a ansiedade. Segundo Márcia Pires, é importante entender que o que se fez no passado era o que estava à altura naquele momento e que é preciso acolher os pensamentos, aceitar e se perdoar. Há gatilhos que podem desencadear o estress e que podem ser emoções, palavras, ações, opiniões. Conforme lembrou, os gatilhos se tornam comportamentos e viram sintomas. 

Márcia Pires observou que a Programação Neurolinguística (PNL) também pode ser uma importante ferramenta contra a ansiedade. Ela convidou os servidores para uma dinâmica, de visita a um momento feliz do passado, e explicou que para o cérebro, sempre que a pessoa se lembra de um momento bom, é como se estivesse vivendo aquilo no momento presente.  

A treinadora também informou que a gestão dos pensamentos, a faxina mental, principalmente antes de dormir, é um instrumento importante para aliviar a ansiedade; assim como a prática do autoconhecimento que é um processo contínuo e interminável. 

Durante a palestra, Márcia apresentou também os pilares da Felicidade: Vida prazerosa (boas emoções e estado mental positivo); e Vida significativa (com sentido e propósito). Os servidores participaram ainda de uma dinâmica das cartas, contendo mensagens e dicas para uma visão positiva da vida. Ao final, Márcia Pires deixou dicas para manter a saúde mental: 1 – Pratique a gratidão; 2 – Pratique a gentileza; 3 – Ouça música; 4 – Pratique meditação; 5 – Esteja em contato com a natureza; 6 – Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo; 7 – Dedique mais momentos com pessoas queridas.

Na sexta-feira, pela manhã, a psicóloga Janaína Faleiro fará a palestra sobre o tema “Ansiedade Patológica, como identificar e quais são as formas de tratamento”. A Sipat 2022 foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pelo Serviço de Segurança e Saúde do trabalho (Sesmt), com apoio da Gerência de Gestão Institucional (GGI) da AGR.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo