Detranzinho deve duplicar atendimentos em 2017

  Com o objetivo de preparar as novas gerações para exercer a cidadania no trânsito, o Detran-GO desenvolveu a metodologia do programa Detranzinho em 130 escolas públicas e privadas, em 23 municípios, durante o ano letivo de 2016. Com isso, 23.301 mil alunos receberam orientações sobre segurança, meio ambiente, respeito à vida e compartilhamento das vias públicas. Em 2017, a meta é ampliar capacidade de atendimento, dobrando o número de equipes.

  Com o encerramento do período letivo, a Escola Municipal Pedro Ludovico, em Cachoeira Alta foi uma das últimas a receber o Detranzinho neste ano. “Foi uma experiência muito válida para os alunos. Eles passaram a ter noção do que pode e do que é perigoso fazer no trânsito. Fizeram palestras em todas as salas e, com certeza plantaram uma semente que trarão bons frutos”, avalia o professor local, Eduardo Corrêa de Almeida.

  O educador destaca o impacto pedagógico da metodologia utilizada pelo programa. “A parte teórica foi muito bem adaptada para cada faixa etária. A montagem da cidade com os quadrantes e a experiência com a maquete deixaram os alunos encantados. Esperamos contar com o programa aqui novamente no próximo ano”, destaca o professor.

  O presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, afirma que o Detranzinho integra uma série de ações que vem sendo adotadas com o objetivo imediato de reduzir os índices de acidentes, e, especialmente, fomentar a cultura de um trânsito seguro. “Estamos trabalhando para mudar uma cultura de prevalência da lei do mais forte, de supremacia do veículo. Isso, leva tempo. Queremos que o jovem evolua com a consciência de que as ruas devem ser compartilhadas de forma respeitosa entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”, destaca Manoel Xavier.

 O presidente enfatiza que a educação para o trânsito tem papel de destaque nas políticas públicas da autarquia. “No próximo ano, queremos criar mais uma equipe voltada para o Detranzinho. Ampliando o número de alunos e de escolas atendidas”, ressalta. O projeto é desenvolvido sem nenhum custo para os municípios. As escolas interessadas podem solicitar o programa, enviando ofício ao Detran-GO.


Pioneirismo

  Pioneiro no país, o Detranzinho leva conhecimento sobre trânsito a estudantes do ensino fundamental e médio, sensibilizando-os para que multipliquem seu conhecimento de modo a incentivar comportamentos seguros em suas comunidades. Para isso, conta com equipe capacitada e um micro-ônibus totalmente adaptado, que abriga atividades pedagógicas. Entre elas uma maquete de 6m2 construída com blocos de montar Lego, com as principais características das vias de uma cidade.

  Na mini-cidade há carros guiados por controle remoto; semáforos computadorizados, estação de câmeras de monitoramento de tráfego e outros dispositivos automatizados. No interior do veículo, há monitores, nos quais os alunos podem acompanhar a movimentação na mini-cidade. O projeto Detranzinho conta ainda com Minha Cidade Legal (um tapete pedagógico com seis quadrantes para que alunos de 4 a 6 anos sejam incentivados a montar de forma lúdica uma mini-cidade); e Cidade para Todos – Nível I e II. Nesse último estágio, os alunos são estimulados a construir uma cidade, focados na busca por soluções para maior segurança, acessibilidade, sustentabilidade e fluidez no trânsito.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo