Detran-GO promove conscientização dos empregados dos Correios na Semana Nacional de Trânsito

O Detran-GO e os Correios de Goiás promoveram nesta terça-feira, 19, a palestra Valores Morais e o Trânsito, como forma de sensibilização dos empregados da estatal, e realizaram ainda uma blitz educativa com entrega de folders, em frente ao edifício-sede dos Correios na Praça Cívica, com intuito de alertar motoristas e pedestres sobre a responsabilidade de todos para a construção de um trânsito mais seguro. As ações foram realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e simbolizou a adesão dos Correios à Semana Nacional de Trânsito, que é realizada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.

Durante o evento, a educadora de trânsito do Detran-GO, Regina Lúcia Siqueira, valorizou a iniciativa dos Correios e também chamou atenção para as consequências do comportamento de cada indivíduo. “O trânsito não mata só pelos acidentes, mas também pela falta de educação e empatia (…) formamos os condutores e cidadãos do futuro por meio de nossos exemplos”, afirmou.

O psicólogo Taufic Saba, da Gerência de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde, abordou as interfaces dos valores morais com o trânsito. O palestrante utilizou como exemplo a animação Pateta no Trânsito. O desenho do famoso personagem da Walt Disney revelou como o comportamento individual pode mudar diante das circunstâncias e com isso promover o caos. O Pateta, até então reconhecido como amável e educado pela vizinhança, se transforma em uma pessoa raivosa, egocêntrica e sem escrúpulos, quando assume a direção de seu carro. “Quantas pessoas vocês conhecem que também se transformam com o trânsito? O que esse personagem nos mostra?”, questionou o psicólogo.

O especialista defende que não basta a educação externa, é preciso a autoeducação. “Devemos nos avaliar e nos educar para evitar comportamentos prejudiciais”, disse ao listar como nocivos o consumo de álcool e drogas antes de dirigir, a desobediência à sinalização de trânsito, o egocentrismo e a impaciência. “Esses comportamentos devem ser substituídos pelos de convivência harmoniosa”, afirmou apresentando a necessidade do exercício do respeito e autorespeito; da responsabilidade; da cooperação; da empatia; dentre outras condutas positivas.

Para o superintendente Estadual dos Correios, Osmar Caldeira Junior, a ação ratificou o tradicional apoio da estatal às ações educativas de trânsito e reforçou a importância da cooperação de cada um. “Por meio da conscientização, temos a capacidade não só de cuidar da nossa própria segurança, mas também de contagiar outros.

Neste ano, a Semana Nacional de Trânsito tem como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. Só nos Correios, há mais de 800 empregados que trabalham conduzindo veículos, além de todos os seus outros empregados que participam do trânsito em suas atividades pessoais, sejam como condutores ou pedestres.

Comunicação dos Correios de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo