Tecnologia a favor do trânsito e dos condutores

      Goiás foi destaque nacional ao ser o primeiro estado brasileiro a implantar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), sendo esse apenas um dos diversos serviços inovadores realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) ao longo desses últimos quatro anos. A Gerência de Tecnologia da Informação do Detran buscou e construiu com êxito ferramentas para facilitar para o cidadão a resolução de problemas, atualizações de dados e busca de informações. Uma importante, dinâmica e eficaz forma de atualizar e rememorar o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, foi a implantação do aplicativo mobile.

      Os goianos têm utilizado as redes sociais como canal primário para realizações das primeiras interações com o Detran. Para facilitar ainda mais, a Gerência de Tecnologia da Informação construiu a integração dos sistemas da autarquia com vários outros do estado. Para isso, foi necessária a implantação de novas tecnologias e soluções para armazenamento de dados. 

      Além disso, em vários acessos a serviços e procedimentos, a identificação passou a ser biométrica, dando mais transparência e segurança para candidatos/condutores e para população. Tudo isso disponibilizado em tempo real para os gestores, o que facilita o acompanhamento e aprimoramento de todos os serviços oferecidos. 

      Também foi criado o aplicativo Detran GO ON, que reúne todas as informações relevantes, os principais serviços disponibilizados pelo Detran, sendo que os usuários têm tudo isso na palma da mão, com um só clique em seu smartphone. Mas atenção: não vá utilizar o celular enquanto dirige!

      Entre as inovações, também podemos destacar, com mais detalhes, o Detran Safe, o segundo maior data center modular do estado. Instalado na própria sede do Detran, integrado ao data center da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), o maior do estado, permitindo a replicação de dados e a alta disponibilidade dos serviços ofertados, garantindo assim que os sistemas e serviços disponibilizados ao cidadão e aos parceiros credenciados possam estar disponíveis 24 horas por dia, de maneira ininterrupta, com total segurança no processamento e armazenado dos dados e informações.

      O App Detran GO ON é um aplicativo para smartphones que permite que os condutores e proprietários de veículos tenham acesso a consultas, serviços, e sejam notificados sobre os principais serviços e vencimentos geridos pela entidade. O aplicativo oferece ao cidadão mais de dez serviços, e mais dez novas utilidades serão disponibilizadas em breve. 

      Também foi lançado pelo Detran o App Detran GO Play. Dinamismo e interatividade foram alcançados com o Detran GO Play, um jogo em realidade aumentada (AR) com perguntas e respostas para situações corriqueiras do dia a dia, onde o jogador deve dizer qual infração foi cometida para as situações apresentadas. Ele tem também a oportunidade de lidar com diversas situações de forma segura e consciente. O jogo permanece em evolução para permitir novas situações e cenários do trânsito goiano.

      Podemos citar ainda a facilidade com o Telegram, com uso de bot através das redes sociais, no qual é possível realizar consultas sobre CNH e veículos, e emitir boletos para quitação de débitos.

      A integração através do portal de serviços, que reúne várias informações que são disponibilizadas para o governo do estado e para a população, torna possível o compartilhamento de informações com vários órgãos e entidades, como Secretaria da Fazenda, Agência Goiana de Transporte e Obras, Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública, Controladoria-Geral do Estado, Superintendência Municipal de Trânsito, Universidade Estadual de Goiás, dentre outros.

      Com a implantação dos Processos Eletrônicos, os atendimentos de CNH e veículos para despachantes são 100% eletrônicos, com segurança, por meio de assinatura digital, e agilidade na tramitação.

      Biometria e Telemetria modernizaram e deram mais transparência às aulas teóricas e de prática de direção, que agora são 100% monitoradas, com imagens, reconhecimento biométrico ou facial e georreferenciamento. Os processos de realização dos exames médicos e psicológicos também evoluíram e são baixados com uso de biometria do médico e do candidato.

      As vistorias de veículos passaram a ter monitoramento através de filmagens e imagens. O alcance é de 100% das realizadas no estado.

      O Acesso Logado do site do Detran fez com que a entidade passasse a ofertar consultas e serviços com a utilização exclusiva de autenticação por CPF e senha, no qual o cidadão não precisa ter em mãos o número do registro de sua CNH, da placa, do renavam, do chassi do veículo, ou do processo para realizar consultas referentes ao seu CPF.

      Por meio das melhorias implantadas foi possível agilizar o atendimento e as respostas ao cidadão. Os números mostram que nas 206 unidades de atendimento, são realizados diariamente 30 mil atendimentos presenciais; emitidos mensalmente 60 mil CNHs, 300 mil CRV/CRLVs; emitidos diariamente 30 mil boletos de arrecadação e 40 mil notificações. São ainda 2,5 mil estações de trabalho em rede para realização do atendimento presencial. Os acessos ao site chegam a 2,5 milhões por mês e os usuários do portal de serviços, a 45 mil.

      Tudo isso é apresentado em tempo real, através de ferramental de Business Intelligence (BI) aos gestores para uma melhoria contínua. Pela política de transparência da entidade, todos esses números estão disponíveis no painel de indicadores e só são possíveis de serem levantados graças ao esforço de uma equipe técnica altamente qualificada, mostrando aqui que o investimento não foi apenas em hardware e software, mas também em pessoas. 

      Atualmente, a equipe de Tecnologia da Informação do Detran é composta por aproximadamente 90 colaboradores, todos engajados na melhoria contínua dos serviços entregues ao cidadão, que está cada vez mais exigente e antenado com a tecnologia. 

      Por fim, levando em consideração os aspectos tecnológicos, entendemos que progredir e inovar está diretamente relacionado com Tecnologia da Informação, que por sua vez deve ser a base para apoiar o estado na gestão, tomada de decisões e desburocratização dos processos, garantindo assim o aumento contínuo da qualidade dos serviços públicos prestados à população. E essa gestão de tecnologia da informação deve ser feita pelo Gestor de TI, que é uma carreira qualificada e criada para isso no estado de Goiás.

Gustavo Vieira Tomás é gestor público e gerente de Tecnologia da Informação do Detran-GO.

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