Educação para o trânsito deve ser implantada em escolas estaduais

A educação para o trânsito pode ganhar lugar de destaque nas escolas estaduais de Goiás. O projeto para a inclusão do tema como disciplina transversal, a partir de 2020, foi apresentado por uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) à secretária de Educação, Fátima Gavioli, na manhã desta segunda-feira (30/09). A proposta é que o assunto seja rotineiro nas salas de aula para alunos dos ensinos fundamental e médio.

Atualmente, a educação para o trânsito é trabalhada nas escolas de maneira esporádica. “Datas como a Semana Nacional de Trânsito e o Maio Amarelo estimulam esse debate, mas o assunto é muito sério para ficar tão restrito. A transversalidade da disciplina será um grande avanço” enfatiza o gerente de Educação de Trânsito do Detran-GO, Gustavo Mota.

“Quando a parceria entre a secretaria e o Detran se concretizar, vamos formar melhores cidadãos e condutores”, pontua o diretor Técnico Isac Silva de Souza. Ele explica que, atualmente, os jovens candidatos à habilitação chegam ao curso teórico sem muita noção de trânsito. “Se o tema for trabalhado ao longo dos anos, na idade escolar, a noção de cidadania e de respeito às leis estará fortalecida, contribuindo para a melhoria efetiva do trânsito”, destaca o diretor.

A secretaria Fátima Gavioli demonstrou interesse na parceria com o Detran-Goiás e pediu um prazo para analisar o projeto e fazer a devolutiva. Ela ressaltou ainda que o primeiro passo deve ser a formação dos professores e, em seguida, a elaboração do material didático a ser trabalhado com os alunos.

CNH Social
A secretária de Educação do Estado de Goiás sugeriu que o benefício da Carteira Nacional de Habilitação Social (CNH Social) seja condicionado à nota e à frequência dos alunos. O projeto de lei nº 5.276/19, em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás, prevê a isenção de todas as taxas na primeira habilitação para estudantes e goianos de baixa renda na zona urbana e rural.
“Eu penso que condicionar esse benefício à assiduidade do aluno e seu compromisso com um bom rendimento nas aulas seria fundamental para combater a evasão escolar no Ensino Médio, que hoje chega a quase 50%”, disse ela. Isac Silva elogiou a sugestão e afirmou que pedirá aos deputados para apresentar a emenda.

Goiânia, 30 de setembro de 2019.
Comunicação Setorial – Detran-GO.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo