CNH Social deve abrir quatro mil novas vagas no segundo semestre

Mais que uma permissão para dirigir, uma possibilidade de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. É dessa forma que Welington Borges Coelho, 42, descreve a habilitação categoria D que recebeu do governador Ronaldo Caiado na manhã de hoje (22/06). O ex-gestor de logística é um dos contemplados pela 1ª etapa do programa CNH Social, que oferece à população de baixa renda a possibilidade de obter ou mudar a categoria da habilitação gratuitamente. Durante o evento, Caiado anunciou a segunda etapa do programa com quatro mil novas vagas.
Welington está desempregado e decidiu concorrer ao CNH Social para ampliar as opções de colocação no mercado. Ele era habilitado nas categorias AB (motocicleta e carro) e com a ajuda do programa conseguiu a CNH AD (motocicleta e ônibus). “Nesse tempo de crise, temos que buscar novas qualificações e nos preparar para as vagas que o mercado tem a oferecer”, explica o condutor. Pai de três filhas, ele está confiante na recolocação.
Assim como Welington, mais goianos devem ser contemplados pelo CNH Social no segundo semestre. O governo do Estado encaminhará à Assembleia Legislativa projeto de lei autorizando a ampliação do programa. “Serão quatro mil vagas a custo zero para o cidadão. Vamos dobrar o número de vagas e mostrar como se deve agir para sair de uma crise, buscando alternativas para salvar vidas e criando oportunidades de emprego”, ressaltou Ronaldo Caiado.
 As habilitações dos contemplados serão confeccionadas à medida que os candidatos cumprirem todas as etapas. O presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, destaca que o processo de habilitação dos contemplados pelo CNH Social, com exceção dos custos com transporte, foram pagos pelo Estado. “É mais que um programa de trânsito. O que o governo está fazendo é inclusão social. Grande parte das pessoas atendidas usarão a habilitação como instrumento de trabalho”, pontua Marcos Roberto.
De acordo com o presidente, atendendo a solicitação dos candidatos, alguns documentos estão sendo emitidos com a observação de EAR – Exerce atividade Remunerada. Ela é exigida pela legislação de trânsito para condutores que vão utilizar o documento como instrumento de trabalho, como motoristas de aplicativos, mototaxistas e outros.
A primeira etapa do CNH Social, com 2010 vagas nas categorias Rural, Urbana e Estudantil, foi lançada no final de 2019. Os contemplados recebem isenção das taxas do Detran-GO (Inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático). Também se abstém de pagar pelos exames médico e psicológico, junta médica, quando se trata de candidato com deficiência, e toxicológico, exigido para categoria profissional. Por meio de parcerias, foram oferecidos ainda o curso teórico, de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes. 
Primeira etapa terá 3ª chamada
O Detran-GO divulgará nos próximos dias a terceira chamada dos inscritos na primeira etapa do programa CNH Social. A lista com 18% das vagas remanescentes será publicada no site da autarquia. Os candidatos convocados deverão efetuar a matrícula online no portal (www.detran.go.gov.br), imprimir o comprovante de matrícula e procurar uma unidade de atendimento presencial Vapt Vupt ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para apresentar a documentação. Quem deixar de cumprir os prazos que estarão estipulados na convocação ou não apresentar os documentos necessários será desclassificado.
Na etapa de 2019, foram disponibilizadas 2.010 vagas nas modalidades Estudantil, Urbana e Rural, sendo 10% destinadas a pessoas com deficiência. Ao todo, foram 90.355 inscritos. Para a seleção foram utilizados critérios de desempate como idade, menor renda familiar per capita, maior número de membros na família, data e hora de inscrição e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes.
Goiânia, 22 de junho de 2020
Comunicação Setorial – Detran-GO

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo