Simulação de acidente orienta comunidade de Morrinhos para situações de risco

  Os alunos da Escola Municipal Eudóxio de Figueiredo passaram por uma simulação de acidente de trânsito com resgate de vítimas e primeiros socorros envolvendo veículo do transporte escolar nesta quinta, 26 de outubro. A iniciativa foi uma parceria entre Prefeitura de Morrinhos, Detran/Go, Defesa Civil, os Bombeiros Militares, Samu e Polícia Militar, que fez parte da programação do Projeto Detran em Ação.

  A mobilização, que foi realizada simultaneamente com a blitz educativa e outros serviços oferecidos pelo projeto, busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes no trânsito, estimulando a adoção de comportamentos seguros. O objetivo também foi preparar as crianças da rede ensino municipal para situações desta natureza.

  De acordo com o prefeito Rogério Troncoso, a meta é chamar a atenção da população para o alto índice de acidentes. “A simulação fez parte do Detran em Ação e pretende conscientizar e sensibilizar os motoristas sobre os perigos no trânsito. Foi uma oportunidade de mostrar a comunidade  morrinhense o trabalho desenvolvido pelas equipes de segurança pública do município e, ao mesmo tempo, alertar e conscientizar a população para este tipo de ocorrência que tem sido a maior causa de mortes no Estado”, afirma.

  O secretário de Saúde, André Luiz, afirma que um dos maiores gastos da saúde é com vítimas de acidentes de trânsito. “É importante treinar as equipes e prepará-las para situações reais. Somos o centro da região sul de Goiás e atendemos muitas ocorrências por dia. O que presenciamos aqui hoje foi uma simulação, mas infelizmente os acidentes são frequentes e na maioria dos casos ocorrem por imprudência que podem tirar a vida”, afirma. “O que os alunos aprenderam com essa simulação vão levar para a vida toda. Tomaram consciência de que nesses casos, o mais importante é a vida”, declarou a secretária de Educação, Fabiana Toledo. Para ela, o objetivo da ação foi alcançado com sucesso.

  Segundo o Tenente Amorim, a simulação têm intensificado as ações de educação e de fiscalização, com a finalidade de sensibilizar condutores, ciclistas e pedestres para o respeito à vida e às leis de trânsito. “Os acidentes não tem dia e hora para acontecer. Crianças e adultos não preparados têm tendência de serem impulsivas. Por isso, realizamos essas simulações para que elas tenha essa continuidade e até levem os ensinamentos para o futuro, em casa ou outros ambientes. A cada simulação vamos aperfeiçoando as estratégias. Hoje tivemos algo mais organizado e as crianças já saem em ordem e silêncio”, avaliou o  tenente agradecendo o apoio das autoridades militares e civis do município.

  O objetivo da simulação foi demonstrar a capacidade dos bombeiros em atuação nesse tipo de ocorrência, e ressaltar o papel da sociedade civil quanto ao acontecimento. “A sociedade está bem orientada. Quando tem um acidente desse porte ou outro qualquer, eles que ligam para a central, e quando vamos ao local já vemos que a área está isolada. Essa é a conduta que esperamos da sociedade”, afirmou o tenente Mattos.

 Entenda a simulação de acidente de trânsito com resgate de vítimas e primeiros socorros envolvendo veículo do transporte escolar

  A demonstração foi muito bem realizada, tanto pelas supostas vítimas, quanto as equipes do Samu e Bombeiros que desenvolveram todos os procedimentos padrões para este tipo de ocorrência, desde o isolamento da área e primeiros socorros. Cada passo foi narrado pelo locutor Rodokó.

  A riqueza nos detalhes na maquiagem dos supostos ferimentos nas vítimas e toda encenação em torno na situação chamou atenção de muitas pessoas que passavam pelo local. Os socorristas simularam o resgate do condutor do automóvel que estaria preso nas ferragens, sendo necessário o corte do teto para sua remoção.

  Na ocasião as crianças foram orientadas a evacuar o local em segurança, com calma e de forma organizada, buscando um abrigo seguro. Uma simulação com vítimas do ônibus e atendimento do Samu, também foi feita. Ao final, os bombeiros ainda conversaram com as crianças, repassando outras importantes dicas e orientando que os mesmos ensinamentos sejam levados às famílias.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo