Ações marcam encerramento do Maio Amarelo – Nós somos o Trânsito

      Durante todo o mês de maio, o Movimento Maio Amarelo que leva conscientização e prevenção de acidentes de trânsito a população, foi o foco de diversas ações realizadas pelo Detran Goiás, por meio de educadores de trânsito da autarquia.

      O encerramento do movimento aconteceu hoje, quarta-feira (30), com uma blitz educativa na porta da sede do Detran, na Cidade Jardim, e uma simulação de acidente de trânsito realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), e participação do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito (BPMTRAN).

      Os servidores do Detran participaram das ações vestidos com camiseta alusiva ao movimento. As ações realizadas durante o mês de maio envolveram órgãos públicos, empresas e sociedade civil, envolvendo condutores de carros e motos, motoristas profissionais, ciclistas e pedestres.

      O Detran por meio da gerência de Educação para o Trânsito realizou durante o movimento palestras, panfletagens, blitz educativa, Detran em Ação no município de Alto Horizonte, Goiás Sinalizado, cursos de mecânica e motociclista e vários outros, com o intuito de ter um trânsito mais seguro.

      Foram apoiadores das ações; Ciretrans, Correios, Tv Record Goiás, Refrescos Bandeirantes, Mineradora Yamana Gold, Hospitais de Urgência – HUGOL, HUTRIN, HUAna, CRER, DNIT, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar Rodoviária (PRM), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (CBM), Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) de vários municípios.

Simulação de Acidente

      Com o intuito de chamar a atenção da população sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, Bombeiros realizaram simulação de acidentes com condutor de carro, e motociclista para mostrar que cinto e capacete salvam vidas.

      Um condutor desrespeita a sinalização e fecha o motociclista inadvertidamente. O carro bate na moto, o motorista sofre apenas escoriações pois estava com cinto de segurança. O motociclista ficou ferido. Poderia ser uma situação real, tendo em vista que casos como esse infelizmente ainda são rotina no trânsito, mas era só uma simulação de resgate que foi realizada pelo Corpo de Bombeiros, a ação que ocorreu nesta quarta-feira (30/05) encerrou as atividades do Movimento Maio Amarelo do Detran Goiás, e teve o objetivo de alertar a população para a importância do uso dos equipamentos obrigatórios de segurança.

      A simulação ocorreu na pista interna da sede do Detran. Para socorrer o motociclista, os bombeiros realizaram a imobilização da vítima e realizou os primeiros-socorros. O Tenente Cláudio, do 2° BPM, esclarece que em casos de acidentes o mais importante é isolar a área e chamar rapidamente o Corpo de Bombeiros pelo 193. “A sinalização do local seguida da chamada da equipe de socorro é primordial para o atendimento da vítima”. Ressaltou ainda, “Jamais movimente uma vítima, a remoção deve ser feita somente por um socorro profissional”. Os bombeiros advertiram que o uso do cinto de segurança ou do capacete, no caso de motociclistas, salvam vidas e reduzem a gravidade das lesões.

      A ação que fez parte do Movimento Maio Amarelo, buscou ainda chamar a atenção da sociedade para os perigos da falta de atenção no trânsito. Segundo o Diretor Técnico do Detran, Daniel Fernandes, a simulação mostrou o que os educadores de trânsito falam nas abordagens educativas. “Mostrou a realidade vivida no trânsito mundial, e os nossos educadores estão trabalhando para levar conscientização aos condutores para reverter esse quadro. Se o condutor não fizer sua parte, nada muda, pois, Nós Somos o Trânsito’, pondera.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo