Operação carnaval tem foco na diversão com responsabilidade

        Com objetivo de contribuir para a redução dos índices de acidentes de trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em parceria com a Polícia Militar, deflagrou nesta sexta-feira (1º/03), a Operação Carnaval 2019. A ação conta com equipes da Balada Responsável (educação e fiscalização) que estão realizando ações e blitzes educativas e de fiscalização com foco na Lei Seca e na condução segura.


        O presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, destaca a importância da mudança de comportamento do condutor para um trânsito mais seguro. “Nossa intenção é promover ações educativas que façam o motorista refletir e adotar uma outra postura e, assim, nos ajude a reduzir o índice de acidentes”, explica.

        Apesar do foco educativo da operação, Marcos Roberto, ressalta que a fiscalização está atenta aos condutores que insistirem em desrespeitar as leis de trânsito. Quem for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool terá a Carteira Nacional de Habilitação recolhida, será multado e responderá a processo administrativo que resultará na suspensão do direito de dirigir por doze meses. O motorista que estiver embriagado, quando o bafômetro acusar mais de 0,34, ainda será preso. Além da Região Metropolitana de Goiânia, a Balada Responsável está sendo realizada em municípios como Aruanã, Caldas Novas, Goianésia e Pirenópolis.

        O lançamento contou com apoio do Batalhão Rodoviário, do Grupo de Radiopatrulhamento Aéreo e do Corpo de Bombeiros, que, ao lado de educadores do Detran-GO, realizaram blitz educativa na GO-020, saída para Bela Vista. Lindomar José Ribeiro foi um dos abordados na ação. “Essas abordagens educativas trazem mais segurança para gente. O trânsito anda muito perigoso”, ponderou o motorista.

        As blitzes educativas estão sendo realizadas concomitantemente nas GOs 020 (Bela Vista), 060 (Trindade), 070 (Inhumas) e 080 (Nerópolis). Segundo o gerente de Formação de Condutores e Educação para o Trânsito, Gustavo Mota, as abordagens têm como foco a direção segura. Além de alertar para os perigos da combinação de álcool e direção, os educadores estão distribuindo material educativo e orientando condutores para a necessidade de respeito à sinalização de trânsito e aos cuidados com manobras como ultrapassagem.

Goiânia, 1º de março de 2019.

Gerência de Comunicação do Detran-GO.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo