Detran intensifica fiscalização e ações educativas

    Na tentativa de reduzir o número de acidentes causados pela combinação álcool e direção, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, leva o programa Balada Responsável ao interior do Estado durante feriado de Corpus Christi. As equipes atuarão na Região Metropolitana de Goiânia e em municípios que, tradicionalmente, recebem grande número de turistas nesse período.

      As equipes atuarão em duas frentes, educação e repressão. As de educadores de trânsito promoverão atividades de conscientização, com foco na direção segura. Já as de fiscalização realizarão blitzen para verificar o respeito à legislação de trânsito e o estado de conservação dos veículos, visando a prevenção de acidentes.

    O foco das blitzen do programa é o cumprimento da Lei Seca, mas, durante os trabalhos, são observadas todas as questões inerentes ao trânsito e à segurança pública.     Para uma viagem segura, o condutor deve verificar as condições do veículo antes de sair de casa, evitar viajar à noite, respeitar a sinalização de trânsito e só realizar ultrapassagem com segurança e em locais permitidos.

    O Detran-GO adverte que dirigir embriagado é crime. O motorista que não obedece à Lei Seca coloca em risco a sua vida e a vida dos outros. Quem for flagrado conduzindo veículo sob o efeito de álcool pode sofrer punição administrativa e ainda ser enquadrado em crime de trânsito.

Lei Seca
    O condutor flagrado com qualquer quantidade de álcool no organismo é autuado conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Na autuação administrativa, o condutor receberá multa no valor de R$ 2.934,70 (podendo dobrar em caso de reincidência), terá a CNH recolhida e responderá a processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista habilitado.

    Caso seja constatado pelo bafômetro valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar (descontada a margem de erro) ou se o exame de sangue marcar resultado igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/L), o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante.

Gerência de Comunicação do Detran-GO.
Goiânia, 19 de junho de 2019.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo