Governo de Goiás retira mais de 15 mil veículos apreendidos que estavam esquecidos por proprietários

Deflagrada em maio deste ano pelo Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), a Operação Limpeza de Pátios já removeu mais 15 mil veículos que estavam esquecidos pelos proprietários em pátios do Estado. Nesta primeira etapa, foi esvaziada a maioria dos pátios do Detran-GO, Polícia Militar e postos do Batalhão Rodoviário. A meta é retirar todos os veículos até o final do ano. A ação busca reduzir os focos de proliferação de vetores de doenças, diminuir os impactos ambientais e zerar o estoque de automóveis e motocicletas aptos para leilões.
Até o momento, foram limpados pátios em mais de 50 municípios, como Rio Verde, Jataí, Itumbiara, Luziânia, Nova Crixás, São Miguel do Araguaia, Mozarlândia, Mundo Novo, Porangatu e Abadia de Goiás, que abrigava os veículos apreendidos em grande parte da Região Metropolitana de Goiânia (RMG). Os automóveis e motos aptos para leilão, ou seja, aqueles que estão apreendidos há mais de 60 dias, foram removidos para empresas credenciadas, que deram sequência aos procedimentos necessários para o leilão.
A operação já resultou na realização de dois leilões neste ano. Neles foram comercializados 12.357 veículos, entre inservíveis e recuperáveis, totalizando arrecadação de R$ 12,9 milhões. Os recursos servem para quitar débitos do veículo com o Estado e órgãos autuadores de trânsito, como secretarias municipais de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Leilões em dezembro
Segundo o diretor de Operações do Detran-GO, Juliano Bezerra, está programada a realização de outros dois leilões. O próximo será em dezembro. A previsão é que de sejam comercializados mais de 9 mil veículos recuperáveis e sucatas.
Juliano Bezerra explica que muitos veículos apreendidos chegavam a ficar no pátio por mais de 10 anos. “A ação do tempo, além de deteriorar o bem, reduzindo o valor venal, gera prejuízos ambientais. Os veículos danificados liberam resíduos que acabam poluindo o lençol freático, além de servir como reservatório para proliferação de vetores de doenças como o mosquito da dengue”, enfatiza.
Antes de enviar um veículo para leilão, o Detran-GO notifica o responsável legal pelo carro ou motocicleta para que tenha a oportunidade de reaver o bem. Somente quando são esgotadas as tentativas previstas em legislação, é aberto o processo de venda. Até o dia do leilão, o proprietário legal do veículo pode reivindicá-lo, sanando o problema que ocasionou a retenção e fazendo a retirada do mesmo.
Departamento Estadual de Trânsito – Governo de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo