Aviões e design despertam interesse brasileiro na Suécia

Presidente da Fapeg, Zaira Turchi, participou da missão que visitou diversas instituições e empresas que trabalham com ciência e tecnologia, na Suécia, como a SAAB, empresa aeronáutica sueca que desenvolve o projeto do Gripen, parceria bilateral Brasil-Suécia que visa ao desenvolvimento e à produção de aviões caça, bem como à transferência de tecnologia. Foto: Divulgação.

Elaborar um acordo de cooperação com agências suecas está nos planos do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e demais participantes da missão brasileira, realizada no último mês, liderada por Alvaro Prata, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Seu intuito seria permitir o lançamento de futuros editais conjuntos, na esteira das conversas realizadas ao longo da segunda semana de fevereiro. A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, que também é vice-presidente do Confap, participou da missão, junto do presidente do Confap, Sergio Gargioni.

A agenda começou no dia 13 na residência do Embaixador do Brasil em Estocolmo, Marcos Vinicius Pinta Gama. Também foi realizado um encontro com agências suecas, tais como: SRC (Conselho Sueco de Pesquisa), Formas (Conselho Sueco de Pesquisa para Meio Ambiente, Ciências Agrárias e Planejamento Territorial), STINT (Fundação Sueca para Cooperação Internacional em Pesquisa e Ensino Superior) e Vinnova (Agência Sueca para Inovação).

Missão participou de evento envolvendo comunidade acadêmica sueca. Foto: Divulgação.

No dia 14, a delegação participou do Fórum Sueco de Colaboração Acadêmica (SACF), a fim de discutir o futuro das colaborações internacionais entre seis prestigiadas Universidades suecas – Universidade de Tecnologia de Chalmers, KTH – Instituto Real de Tecnologia, Universidade de Linköping, Universidade de Lund, Universidade de Estocolmo e Universidade de Uppsala – e cinco países: Brasil, China, Cingapura, República da Coreia e Indonésia. Mais informações podem ser acessadas no site: http://sacf.se/

No dia 15, parte do grupo foi à Universidade de Linköping, que sediou um workshop sobre a colaboração entre academia e indústrias da Suécia e do Brasil. No hospital universitário, os brasileiros conheceram o Centro de Visualização de Imagens Médicas. Na sequência visitaram a SAAB, empresa aeronáutica sueca que desenvolve o projeto do Gripen, parceria bilateral Brasil-Suécia que visa ao desenvolvimento e à produção de aviões caça, bem como à transferência de tecnologia. Novos encaminhamentos do projeto e possibilidades de cooperação também foram discutidos.

Reunião de trabalho da missão, na Suécia. Foto: Divulgação.

No dia 16, os representantes do Confap estiveram com responsáveis pelo projeto mobilidade inteligente e design de produtos do KTH – Instituto Real de Tecnologia (sigla sueca para Kungliga Tekniska Högskolan). O KTH é uma universidade técnica situada em Estocolmo, Suécia, onde tem quatro campi, sendo a maior instituição de ensino superior em tecnologia da Escandinávia. No dia 17, realizaram-se avaliações finais da missão na Embaixada e na Câmara Empresarial Brasil-Suécia.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do Confap, baseado em relato de Caroline Seibert.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo