Fapeg e SED lançam Peiex 2017 

“O Peiex é um programa exitoso, de referência”, explica a presidente da Fapeg, Zaira Turchi. Foto: Leopoldo Fernandes/SED

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento de Goiás (SED) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), lançaram na manhã desta terça-feira (4) o Programa de Qualificação Para Exportação/Peiex 2017. O evento foi realizado no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae).

O objetivo principal do Peiex é preparar empresas para o início do processo de exportação de produtos e serviços de forma planejada e segura. Entre as autoridades presentes no evento estavam a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, o superintendente executivo de Comércio Exterior da SED, William Leyser O’Dwyer, e o analista de Negócios Internacionais da Apex-Brasil, Rafael Porto de Freitas.

Também participaram do lançamento o analista de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Gustavo Tavares, e a gerente da Unidade de Inovação do Sebrae Goiás, Carmem Neiva. Além disso, estavam presentes professores da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás, que trabalham como extensionistas e ministram cursos no âmbito do Peiex, representantes de setores empresariais e exportadores.

Segundo Zaira Turchi, a Fapeg tem o papel de, além de apoiar a ciência e a formação de recursos humanos qualificados, colaborar para o avanço da tecnologia e sobretudo atuar junto ao setor empresarial em prol do desenvolvimento econômico. “O Peiex é um programa exitoso, de referência. Como o programa é feito em parceria com a Universidade, além de alavancar as oportunidades de exportação para as empresas, também tem gerado pesquisas, dissertações de mestrado e publicações”, ressalta.

Ainda dentro das ações do lançamento estão sendo realizadas na Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), durante toda esta quarta-feira (5), Oficinas de Competitividade voltadas a representantes de setores empresariais e potenciais exportadores.

Lançamento do Peiex 2017. Foto: Leopoldo Fernandes/SED

Peiex

O Peiex é um projeto da Apex Brasil que visa capacitar micro, pequenas e médias empresas para a exportação. Após a capacitação, essas empresas tornam-se aptas a participarem das ações de promoção do comércio externo da Apex-Brasil.

São focos do programa incrementar a competitividade das empresas, disseminar a cultura da exportação, ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de governo e setor privado, além de introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas nas empresas, entre outros.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo