Fapeg, Fórum do Futuro e IF Goiano assinam protocolo para incentivar cadeia do alimento sustentável em Rio Verde

Presidente da Fapeg, Zaira Turchi, estava entre as autoridades presentes na solenidade de abertura. Foto: Giuliana Conte.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, participou na manhã desta segunda-feira, 03 de abril, da abertura da Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO). A feira de tecnologia e inovação rural é a maior do gênero no Centro-Oeste e uma das maiores do País.

Na ocasião, a presidente participou da assinatura de um Protocolo de Intenções, celebrado entre o Governo de Goiás, por meio da Fapeg, o Instituto Fórum do Futuro e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) para integração entre o setor empresarial rural e o meio acadêmico na transformação de Rio Verde como a capital futura da produção de alimentos sustentáveis.

O objetivo é orientar e induzir a implantação de Projeto Piloto no município de Rio Verde (GO) voltado para a criação de uma plataforma de integração ciência, natureza e desenvolvimento, colocando o Estado de Goiás em posição de destaque nacional e internacional como fonte de alimentos saudáveis, resilientes do ponto de vista climático, produzidos em bases sustentáveis e referenciados na inclusão social e na gestão otimizada de recursos escassos.

O protocolo foi assinado pela presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, pelo reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, pelo presidente do Fórum do Futuro, Alysson Paulinelli e pelo coordenador técnico-científico do Fórum do Futuro, Evaldo Vilela. Entre as testemunhas do acordo estavam também o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton de Figueiredo Junior.

Entre as ações previstas pelo acordo celebrado estão a formulação de um Plano de Trabalho apoiado em Polos do Conhecimento para diagnosticar dissonâncias e propor soluções que aproximem os atores sociais, econômicos, governamentais e acadêmicos; a implantação de uma aceleradora de processos para promover a articulação institucional e de mobilização dos atores envolvidos no Projeto “Rio Verde, a Capital do Futuro”; e pela parceria com o IF Goiano, a criação de um mestrado “Integração Ciência, Natureza e Agricultura”, além da criação de um Polo de Inovação em Agropecuária.

Abertura da Tecnoshow Comigo.
Abertura da Tecnoshow Comigo. Foto:: Giuliana Conte.

“O mundo evoluiu e vocês também terão de evoluir”, apontou o presidente do Fórum do Futuro, que já foi ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, aos produtores presentes no Centro Tecnológico Comigo (CTC), onde a feira é realizada. “Nosso interesse é de estimular o País e transformar Rio Verde numa das capitais do alimento saudável do mundo. Essa transformação só é possível pela ciência, assim como no passado ela propiciou o desenvolvimento da agricultura nos trópicos.

Carne 3D
Como uma das ações desenvolvidas na Tecnoshow Comigo, o Instituto Fórum do Futuro também levou para a feira uma palestra do engenheiro industrial alemão, Martin Günter Bernhard. Ele destacou que, por meio da ciência, já estão sendo desenvolvidas tecnologias como a produção de carne por meio de impressoras 3D. O projeto ainda não tem data de lançamento, mas os avanços atuais já impressionam: a carne poderá ser produzida por meio de células de suínos ou mesmo de vegetais. Na receita, acrescenta-se vitaminas, a tinta possui quatro tipos de aminoácidos e o código genético daquilo que se quer imprimir é enviado diretamente para a impressora. “É o futuro que está mais perto do que imaginamos. E ele virá junto com tecnologias que poderão impactar fortemente toda a estrutura do setor agropecuário”, afirmou.

A Tecnoshow Comigo segue até a sexta-feira, dia 07 de abril, no Centro Tecnológico Comigo, em Rio Verde (GO). Na feira são apresentadas novas tecnologias voltadas ao produtor rural, para melhorar a produtividade no campo e desenvolver ainda mais o setor.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações da Imprensa da Tecnoshow Comigo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo