Fapeg participa do Fórum Nacional do Confap em Belém

Vista de Belém. Foto: Mácio Ferreira / Agência Pará.

Belém, capital do Pará, será a sede da terceira edição do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) deste ano, que será realizado de quarta-feira, dia 16, a sexta, 18. Com organização da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), o evento reunirá presidentes e representantes das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) que compõem o Confap, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), para debater e deliberar sobre as ações desenvolvidas nos Estados no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Também são esperadas autoridades de órgãos governamentais, das agências de fomento federais, tais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do setor empresarial, como a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Presença confirmada, ainda, de representantes de organismos internacionais, como a Comissão Europeia, e de entidades representativas da ciência, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A solenidade de abertura do Fórum será realizada na quarta-feira, dia 16 de agosto, no Palácio dos Despachos, com a presença de autoridades políticas e científicas e será seguida pela palestra do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará, Alex Bolonha Fiúza de Mello. Ao final, será lançado o Boletim da Ciência do Estado do Pará.

No dia seguinte, a reunião tem início no Auditório Albano Franco da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), com a realização de duas mesas redondas. A primeira mesa “O Papel da Ciência no Desenvolvimento da Amazônia”, tem moderação do presidente da Fapespa, Eduardo Costa, e reúne MCTIC, Andifes, Fiepa, SBPC e Secretaria de Ciência e Tecnologia. Em sequência, a mesa “Relacionamento com Agências Federais e Organismos Internacionais” será moderada pela presidente do Confap e da Fapeg, Maria Zaira Turchi, com a participação de CNPq, Finep, Capes e representante da União Euopeia.

Após o almoço, será realizado um momento de apresentação de novas propostas, como o Projeto Centelha, da Finep, e a Rede Bionorte, sobre biocoenomia na Amazônia. Também compõe a pauta deliberação sobre acordos e parcerias nacionais e internacionais.

No último dia, a programação se estende com uma discussão sobre o Marco legal nos Estados e encaminhamento de pautas dos Estados. No final da manhã de sexta-feira, dia 18, será realizada, ainda, uma visita ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) da Universidade Federal do pará (UFPA).

A programação completa pode ser acessada aqui.

Coordenadoria de Comunicação Social do Confap e Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo