Fapeg participa do lançamento da Pedra Fundamental do Novo Centro de Inovação Rural

Complexo de inovação
Foto: Wildes Barbosa

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou na última segunda-feira, dia 18, o Lançamento da Pedra Fundamental do Novo Centro de Inovação Rural de Goiás, que reunirá em um único complexo a estrutura central administrativa, de assistência técnica e de pesquisa agropecuária da agência. Além de seis unidades laboratoriais, o Centro de Inovação Rural ainda terá um novo prédio para abrigar a sede da Agência, atualmente situada no Setor Leste Universitário, em Goiânia.

O lançamento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o vice-governador José Eliton, representando o governador Marconi Perillo; a presidente e o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), respectivamente, Maria Zaira Turchi e Albenones José de Mesquita; o presidente da Emater, Pedro Arraes, além de secretários do governo, autoridades e produtores rurais.

Emater Centro de Inovação
Foto: Victor Alves

Para a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, a construção desses laboratórios permitirá a continuidade das pesquisas da Emater, que são estratégicas, sobretudo para Goiás. “Possibilita a ampliação, a consolidação e a garantia da manutenção das pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação desenvolvidas pela Emater. É a confirmação da relevância do que essa Agência desenvolve e sua importância para o Estado de Goiás”, declarou.

O presidente da Emater, Pedro Arraes, ressaltou que o Novo Centro não é apenas uma obra, mas uma mudança de conceito. “Estamos revitalizando a Emater como uma nova Agência de Inovação Rural. Organizamos os dois pilares que são a assistência técnica e a pesquisa para aumentar renda e o atendimento aos pequenos produtores”, reforçou.

As obras do Novo Centro serão realizadas em etapas. Na última semana de agosto teve início a construção das unidades laboratoriais. Os processos para edificação da nova sede e para reforma do Centro de Treinamento da Emater estão em estágio licitatório. As obras devem ser iniciadas no próximo trimestre.

Parceria com a Fapeg
A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, ressaltou a parceria exitosa entre a Fapeg e a Emater, em que ambas compreendem a importância de se unirem para o fomento das pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação no estado de Goiás. “É um exemplo claro de que os órgãos podem cooperar e aproveitar a expertise de cada um”, ressaltou.

A Fapeg e a Emater desenvolvem importantes projetos juntas, como por exemplo, as pesquisas em andamento sobre o açafrão de Mara Rosa; o mel, em Porangatu; e o leite de Quirinópolis, entre outros. As instituições ainda são parceiras no lançamento de editais. A última chamada foi divulgada em agosto, e tem o objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa agropecuária. A submissão de propostas vai até o próximo dia 29. Maria Zaira Turchi também destacou a importância dos bolsistas da Fapeg que atuam na Emater, contribuindo com respostas rápidas sobre as pesquisas.

“A pesquisa gera riquezas, renda, qualidade de vida e competitividade dos nossos produtos, e estamos tendo em uma resposta muito rápida, porque esses bolsistas estão lá há pouco tempo e essas pesquisas já têm transformado cenários importantes”, concluiu.

Pacto de Gestão
Os recursos para construção do Centro de Inovação Rural serão disponibilizados pelo Governo de Goiás por meio do Pacto de Gestão Pública. Ao todo, estima-se um investimento de R$ 27,1 milhões para a realização das obras. O Pacto é tutelado pela Secretaria Estadual e Gestão e Planejamento (Segplan) e tem como objetivo aprimorar a eficiência técnica e operacional das unidades do poder público.

O vice-governador destacou o compromisso do Governo de Goiás em garantir o equilíbrio fiscal do Estado. “Estamos testemunhando o nascer de um novo estado, mostrando para o país que é possível fazer uma gestão com austeridade e, ao mesmo tempo, garantir novos investimentos”, declarou José Eliton.

Assessoria de Comunicação da Fapeg, com informações da Emater e da Vice-Governadoria

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo