Fapeg realiza workshop com representantes de Parques Tecnológicos

Workshop reuniu representantes de 11 parques tecnológicos do Estado. Foto: Ascom/Fapeg

Foi realizado na tarde desta terça-feira, 4 de julho, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), um workshop com representantes de 11 Parques Tecnológicos localizados em Goiás. O evento antecede o lançamento de uma Chamada Pública destinada a apoiar a estruturação e a manutenção de Parques Tecnológicos. Serão destinados a essa chamada recursos de até R$ 22 milhões, provenientes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED). Participaram do workshop os diretores Científico e Técnico da Fapeg, Albenones José de Mesquita e Antônio Newton, respectivamente; o chefe de Gabinete da Fundação, Rodrigo Zani; o gerente Científico, Vanderlei Cassiano; e a gerente de Inovação e Propriedade Intelectual, Márcia Schiavon.

De acordo com o diretor Científico da Fapeg, Albenones José de Mesquita, o workshop foi de suma importância para que a Fundação pudesse escutar quais são as reais demandas das mantenedoras dos Parques Tecnológicos. Conforme complementou a gerente de Inovação e Propriedade Intelectual da Fapeg, Márcia Schiavon, “não é um edital que está sendo construído apenas com suposições” sobre as necessidades dos Parques. “Conversamos com os atores envolvidos na consolidação do Sistema de Inovação do Estado de Goiás para que pudessem contribuir para que a alocação dos recursos do edital fosse melhor pensada, melhor planejada”, destaca.

Chamadas Públicas
No último mês de junho, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (SED) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), anunciou o lançamento de três Chamadas Públicas voltadas ao fomento a Parques Tecnológicos, a Startups e a Micro e Pequenas Empresas de base tecnológica. No total, serão investidos R$ 26,3 milhões em recursos.

Para a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, o lançamento dos três editais demonstra a toda sociedade goiana e às instituições públicas e privadas como o Governo está atuando em completa sinergia para promover a inovação no Estado. “Estamos prontos a desenvolver ações para alcançar os objetivos do programa Goiás Mais Competitivo. São mais algumas ações que este Governo faz nesta direção tão importante na competitividade e na inovação para o estado de Goiás”, ressalta.

Outros dois workshops, referentes aos outros editais, estão previstos para serem realizados nos dias 14 e 15 de agosto. O objetivo é orientar os possíveis candidatos para a elaboração de propostas aos editais de Startups e Micro e Pequenas Empresas de base tecnológica, bem como apresentar cases de sucesso e questões de legislação pertinentes à área.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo