[caixa_de_pesquisa]

Fapeg recebe troféu de excelência em Transparência Pública


Nesta quinta-feira, dia 8, aconteceu a premiação dos órgãos que se destacaram no Ranking da Transparência, do projeto Goiás Mais Transparente, realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) atingiu 100% no índice de transparência estadual. Servidores da Fapeg, representando o presidente da Fundação, Robson Vieira, estiveram no Auditório da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) e receberam o Troféu de Excelência em Transparência Pública.

Implementado em 2019, o Prêmio Goiás Mais Transparente se propõe a reconhecer com selos de excelência em transparência pública (ouro, prata e bronze) os esforços dos órgãos, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado de Goiás no atendimento à legislação sobre o tema.

Da esquerda para direita estiveram no evento: Lorena Peixoto, Luis Henrique , Maria Giovane, Luciana Fernandes.

O objetivo é estimular o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo da transparência ativa (dados colocados nos portais de transparência) e passiva (dados solicitados via Lei de Acesso à Informação), pelo atendimento das exigências legais e pela implementação das melhores práticas de entrega de informações para a sociedade. Em média, cada página de acesso à informação teve 160 itens avaliados, após uma consultoria prévia da CGE.

O índice de transparência que mede a conformidade das informações divulgadas nas páginas de acesso à informação premia os órgãos com troféus e com o selo de transparência, de acordo com os seguintes critérios de atendimento: ouro (90% a 100%), prata (80% a 89,99%) e bronze (70% a 79,99%). A avaliação divide os órgãos e entidades por categoria de administração direta e administração indireta. Na edição de 2022, dos 37 órgãos da administração direta, 29 alcançaram 100% de conformidade e a menor nota foi de 92,7%. Na administração indireta, de 12 órgãos e entidades, sete tiveram pontuação de 100%.

Pela Fapeg, estiveram presentes no evento a diretora de gestão Integrada, Lorena Peixoto; o Gerente de Gestão e Finanças, Luis Henrique Scartezini; a Gestora de Planejamento e Orçamento, Luciana Fernandes; e a secretária executiva do Comitê Setorial de Compliance, Maria Giovane da Luz.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo