Fórum do Confap encerra encontro com destaque para parcerias internacionais e com empresas

Segundo dia de Fórum do Confap, em São Luís. Foto: Renan Rigo / Ascom Fapeg.

As parcerias e iniciativas exitosas entre as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), empresas e parceiros, deram a tônica do segundo e último dia do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), nesta sexta-feira, dia 19, em São Luís (MA). Abrindo a manhã, foram apresentadas experiências de pesquisas financiadas pelo governo federal, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), seguidas pela apresentação de parcerias no Estado com empresas, como a Vale, Parnaíba Gás Naturais, Equatorial Energia e Embrapii.

Na sequência, foram apresentadas iniciativas propostas em conjunto com parceiros internacionais. Convidados, representantes do British Council e do Fundo Newton, trouxeram um balanço das atividades desenvolvidas com o Confap e as diversas FAPs no Brasil, além de apresentarem novas propostas, como o FameLab – ação de difusão científica mundial no formato de reality show – e o lançamento de um Prêmio pelo Fundo Newton para o próximo ano. A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que também é vice-presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, assistiu à competição final do FameLab no Going Global em 2015. Ela ressaltou que essa proposta de parceria mostra o reconhecimento do sucesso da relação entre o Fundo Newton e o Confap.

Segundo o diretor de Educação e Sociedade do Conselho Britânico, Cláudio dos Anjos, mesmo com a saída do Reino Unido da União Europeia, as parcerias no âmbito da ciência serão continuadas e ampliadas, especialmente com parceiros como o Brasil. “Nesse sentido, queremos fortalecer nossos programas e os projetos com o Confap serão de grande importância para este cenário”, avaliou.

Foram apresentadas ainda iniciativas de cooperação internacional, com a França, União Europeia, Finlândia, Itália e Suíça. O assessor de assuntos internacionais do Confap, Mario Neto Borges, completou as apresentações sobre parcerias internacionais falando do cronograma das chamadas, tanto em andamento, como a serem lançadas.

Finalizando a programação, foi definido o próximo encontro do Confap, para o início de novembro. O Fórum será realizado em Campo Grande pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações do Confap.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo