Governador e Presidente da Fapeg são homenageados em Prêmio do Mérito Científico da UniEvangélica em Anápolis

Prêmio Mérito Científico 4O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, representado pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Márcio César Pereira, e o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, receberam na noite desta quinta-feira, 8, a Medalha do Mérito Científico para Instituição Apoiadora da Pesquisa e Inovação em Goiás. A premiação aconteceu durante solenidade realizada na Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica), em Anápolis, em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico.

O Prêmio do Mérito Científico teve como objetivo reconhecer a importância da ciência para o desenvolvimento da humanidade e homenagear pesquisadores goianos que se destacaram em projetos para que a área continue avançando. Os homenageados  foram comtemplados em nove categorias: Menção Honrosa – Iniciação Científica e Tecnológica ; Menção Honrosa – Comitês de Ética em Pesquisa ; Menção Honrosa – Grupos de Pesquisa ; Menção Honrosa em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ; Menção Honrosa em Produção de Artigo Científico com Maior Fator Impacto ; Menção Honrosa em Produtividade em Pesquisa; Medalha do Mérito Científico para Pesquisadores com Maior Produção Científica em 2020; Medalha do Mérito Científico pelo Conjunto da Obra e Medalha do Mérito Científico para Instituição Apoiadora da Pesquisa  e Inovação em Goiás.

Durante a premiação, o secretário da Sedi, Márcio Pereira, declarou que é um enorme prazer estar representando o Governador Ronaldo Caiado em um evento que trata de uma ciência que vem se transformando em várias vertentes dentro do Estado. “A sociedade que não investe em ciência, se ausenta do que é realmente importante para a evolução humana. Fico sonhando com o dia em que a pesquisa for uma das principais fontes de renda da universidade, um alicerce que capta e cria para o pesquisador não só fazer uma entrega para a sociedade, como vem fazendo, mas para também ter um desenvolvimento para outros que estão vindo, como os alunos, continuarem esse processo de evolução”, exaltou o secretário.

Prêmio Mérito Científico 3O presidente da Fapeg, Robson Vieira, declarou que “É uma grande alegria receber esse prêmio. Obrigado a UniEvangélica pela parceria e por entender nossa função no ecossistema goiano de conhecimento científico. A Fapeg toda agradece, as ações dessa nova gestão são compostas por mais atores e não só pelo presidente. Outro fator importante é o nosso Governador, que gosta da ciência e considera que ela realmente transforma, seja no aspecto social, seja econômico. Esse dois aspectos qualificam esse prêmio que recebemos hoje”. Vieira ressaltou mais uma vez a importância da data, em que é celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico e cumprimentou todos os pesquisadores goianos por suas contribuições e resultados para a ciência, que são extremamente ricos.

Ainda durante a cerimônia, o presidente mencionou o evento realizado, nesta quinta-feira pela Fapeg, também em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico , transmitido no canal da Fundação no Youtube, com apresentação de resultados de pesquisas da chamada emergencial para o Covid-19 em Goiás. “Com esse evento, o que mais me impressionou foi que a  pandemia despertou um novo comportamento do pesquisador que eu ainda não havia percebido, como a necessidade, a vontade e a rapidez para gerar informações para alimentar o governo do Estado para tomadas de ações. Também uma preocupação com uso de insumos nacionais, com a divulgação científica e um comportamento de articulação. O pesquisador não ficou esperando  e tem buscado recursos em várias fontes. Características que acredito foram despertadas por esse momento ímpar que estamos vivendo no País. Esse comportamento inovador e colaborativo do pesquisador vieram para ficar e vão fazer diferença no desenvolvimento tanto social quanto econômico no nosso Estado. ”, comemorou Vieira. Ele encerrou parabenizando ainda as instituições de ensino, que nesse momento que estamos vivendo demonstraram um senso de colaboração e de prestação de serviço ao governo estadual para que possamos sair o mais rápido possível dessa situação.

O reitor da UniEvangélica, Carlos Hassel Mendes, agradeceu a presença do Estado na premiação e pediu ao Secretário da Sedi, Márcio Pereira, que leve ao  Governador Ronaldo Caiado, o reconhecimento da UniEvangélica ao trabalho que a Fapeg realiza. “Nós somos prova inequívoca do valor dessa instituição para a pesquisa aqui na Universidade pelo apoio em projetos tão importantes e significativos para nós”, ressaltou o reitor.

Assessoria de Comunicação da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo