[caixa_de_pesquisa]

Inscrições para workshops com parceiros britânicos terminam nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (11), às 14 horas, o prazo para pesquisadores goianos enviarem propostas para a 2ª chamada do programa Researcher Links, com a utilização de recursos do Newton Fund. O programa é desenvolvido no Brasil por meio de pareceria entre o British Council e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A primeira chamada, que envolvia apenas a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), havia sido lançada em 27 de abril de 2015. A nova chamada para vagas remanescentes foi publicada no dia 28 de outubro e inclui pesquisadores de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e do Distrito Federal, pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (Fapdf), além de São Paulo. As inscrições dos projetos terminam no dia 11 de dezembro e os workshops selecionados nesta segunda chamada deverão ser realizados entre 5 de março e 31 de agosto de 2016.

O programa
O Researcher Links tem como objetivo apoiar a realização de workshops coordenados por dois pesquisadores seniores, um no Reino Unido e outro de instituição de ensino superior ou de pesquisa no Brasil. O programa oferece apoio financeiro para a realização de encontros entre acadêmicos do Reino Unido e do Brasil. Os workshops deverão ser em inglês, ter a duração mínima de 3 dias e máxima de 5 dias. O custo máximo por workshop é 43 mil libras esterlinas.

A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Estão entre os temas elegíveis agricultura, clima e meio ambiente, energia renovável e limpa, educação, crescimento econômico inclusivo, doenças negligenciadas, água, saneamento, alimentação e nutrição, mudança demográfica, urbanização, infraestrutura, desastres, governança e índices de desenvolvimento.

Para se inscrever, os pesquisadores devem preencher formulário específico disponibilizado no site global do British Council. O regulamento e a chamada, bem como as instituições britânicas sujeitas à parceria podem ser acessados pelo link. Também é possível encontrar uma instituição parceira por meio da International Unit, que ajuda organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Neste caso, é preciso entrar em contato com a instituição no newton@international.ac.uk, indicando o assunto “Researcher Links – Brazil call”.

Em caso de dúvidas, mais informações podem ser obtidas pelo e-mail centro.info@britishcouncil.org.br.

Assessoria de Comunicação Social da FAPEG, com informações do British Council.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo