Presidente da Fapeg debate parceria com União Europeia, no Rio de Janeiro

Participantes oriundos de países tão diversos como Hungria, Colômbia, Bélgica, Portugal, Noruega, Brasil, Áustria, Chile, Espanha, Itália, Irlanda e França trocaram experiências na 3ª Conferência Euraxess Links. Voltada a conectar pesquisadores da União Europeia e da América Latina, a conferência ocorrida no Rio de Janeiro foi aberta na manhã do dia 11 de maio por Kitty Fehringer (Comissão Europeia), Charlotte Grawitz (Euraxess Links Brazil), e Piero Venturi, chefe da Seção de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil.

A vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, falou sobre como o Conselho fomenta ações de mobilidade em cooperação com o Programa Quadro Horizonte 2020 e o Marie Sklodowska Curie Actions (MSCA). Ela citou dois exemplos desse apoio, sendo o primeiro a elaboração e divulgação de diretrizes para a preparação de propostas aos referidos programas da União Europeia (disponíveis em http://confap.org.br/news/horizonte-2020/).

As Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos estados que “customizaram” tais diretrizes conforme suas peculiaridades darão co-financiamento aos projetos aprovados de modo a “permitir efetiva participação do parceiro brasileiro dentro dos projetos e consórcios que preenchem requisitos das chamadas do MSCA”, afirmou Zaira. Vale lembrar que a maioria das chamadas tem por objetivo apoiar o desenvolvimento da carreira e a formação de pesquisadores – com foco em competências de inovação – em todas as disciplinas científicas e nos mais variados pontos do planeta.

O suporte do Conselho, que reúne 26 FAPs, também é dado pelos dois Pontos de Contato Nacional do MSCA indicados em março: o coordenador de Assuntos Internacionais do Confap, Mario Neto Borges, e a assessora do Confap para Cooperação Internacional União Europeia-Brasil, Elisa Natola. Esta veio da Itália para, na Conferência Euraxess Links, dar treinamento sobre “Como submeter uma proposta bem sucedida aos programas de fomento da mobilidade da Comissão Europeia”. As inscrições para sua sessão esgotaram-se rapidamente e, durante o evento, surgiram pedidos para que um novo treinamento fosse promovido. Uma apresentação sobre o tema está no link http://confap.org.br/news/wp-content/uploads/sites/8/2013/12/MSCA_Training_EURAXESS_RJ.pdf.

A Conferência Euraxess Links foi realizada pela primeira vez no continente americano, o que deixa evidente tanto a qualidade, quanto o interesse de cooperação entre as duas comunidades de pesquisadores. O evento foi prestigiado pelo embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho, e representantes de várias instituições, entre eles Ana Mafalda Dourado, da Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal, Barbara Daniel, da Universidade de Luxemburgo, e Claire McNulty, do Conselho Britânico.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do Confap.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo