Presidente da Fapeg e autoridades visitam estandes na SBPC

Visita a estandes Zaira e autoridades
Zaira e autoridades visitam estandes na SBPC. Foto: Núbia Rodrigues/Ascom Fapeg

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi, participou nesta semana da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso na Ciência (SBPC). Na segunda-feira, 17, acompanhada de autoridades, visitou os estandes da ExpoT&C, realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG).

A ExpoT&C reúne centenas de expositores como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entre outros. Eles conheceram os estandes da Finep, que conta com uma sala de projeção 3D onde os visitantes podem vivenciar a história do planeta; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) – que conta com a participação da Fapeg; entre outros.

Estande Confap
O estande do Confap, entidade da qual Maria Zaira Turchi também é presidente, e que também foi visitado, reuniu neste ano dez Fundações estaduais de Pesquisa, com exposição de folders, trabalhos e revistas sobre as oportunidades que oferecem em seus respectivos estados.  O Confap tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa e agrega fundações de 25 estados, mais o Distrito Federal.

Visitantes de renome

Celina Turchi
Pesquisadora Celina Turchi faz palestra sobre Zika e microcefalia. Foto: Letícia Santana / Ascom Fapeg.

Na terça-feira, dia 20, a presidente Maria Zaira Tuchi recebeu no estande do Confap a cientista brasileira eleita entre as 100 personalidades mais influentes do mundo, Celina Turchi. Ela palestrou na manhã do dia 20, na Reunião Anual da SBPC, sobre a associação da Zika e microcefalia para um auditório lotado. Celina explicou sobre o estudo inicial da relação entre Zika e a microcefalia, sobre o aumento de casos de microcefalia que passaram de uma média de 170 ao ano para 5640 em 2014 e também sobre os principais desafios após a confirmação da epidemia.

O estande também foi visitado por representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), representantes de agências federais e por secretários de Ciência e Tecnologia de diversos estados, como Mato Grosso e Maranhão. A presidente da SBPC, Helena Nader, também visitou o estande do Confap.


Fapeg no estande

Estande Confap
Estande do Confap tem a participação de dez Fundações na SBPC, incluindo a Fapeg. Foto: Núbia Rodrigues / Ascom Fapeg.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) está presente no estande do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Fundações de mais nove estados participam: Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Piauí e do Distrito Federal. A Fapemig (Minas Gerais), Fundação do Estado anfitrião, e a Fapesp (São Paulo) também estão com estandes na ExpoT&C.

A Fapeg levou para a feira folders e banners explicativos sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado de Goiás no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Também atuou diretamente na divulgação do trabalho do Confap, especialmente na articulação de oportunidades junto ao Estados.

SBPC até sábado
Considerado o maior evento de divulgação científica da América Latina, a SBPC segue até sábado, dia 22, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A programação científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultura (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à artes e cultura), a SBPC Afro indígena (conferências e mesas-redondas que abordam esta temática) e, encerrando o evento, haverá mais uma edição do Dia da Família na Ciência.

A cada ano a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país. No ano de 2018, a SBPC será em Alagoas.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg com informações da SBPC

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo