[caixa_de_pesquisa]

Presidente da Fapeg participa da abertura do 3º Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás

Congresso PUC
Foto: Weslley Cruz / Dicom PUC Goiás.

Nesta quarta-feira, dia 18, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) deu início ao 3º Congresso de Ciência e Tecnologia, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A solenidade de abertura foi realizada no Teatro PUC, no Jardim Goiás, em Goiânia, e contou com as presenças de acadêmicos, docentes e diversas autoridades, entre elas, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, representando o governador Marconi Perillo. O diretor Técnico da Fapeg e professor da PUC Goiás, Antonio Newton Borges, e a diretora de Gestão, Planejamento e Finanças, Sandra Gabriel, também estiveram presentes na solenidade.

O evento, que tem como tema “A Matemática está em tudo”, segue até sexta-feira, dia 20, com diversas atividades sendo realizadas em diferentes áreas da universidade. A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, Milca Severino, informou que mais de 1.200 trabalhos científicos foram selecionados para divulgação durante os três dias de evento e comemorou o número de inscritos para o Congresso que ultrapassava os 10 mil participantes até a manhã desta quarta-feira. Na programação constam palestras, workshops, minicursos, lançamento de novos títulos de livros, entre diversas atividades que podem ser conferidas aqui.

Em discurso, a pró-reitora destacou a relevância da Fapeg para a realização de pesquisas e atividades científicas para todas as instituições de ensino superior de Goiás e, ainda, para o desenvolvimento do Estado de Goiás e do Brasil. O Congresso recebe o apoio da Fapeg, Saneago, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Detran Goiás. A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi,  parabenizou a instituição por seus 58 anos completados no último dia 17 e reconheceu a importância da PUC Goiás pela qualidade e a possibilidade de envolver cada vez mais a comunidade científica e a sociedade goiana.

Foto: Weslley Cruz / Dicom PUC Goiás.

“Como presidente da Fapeg, tenho a dimensão dessa instituição para o desenvolvimento da ciência em nosso estado. A razão do trabalho da Fapeg é porque temos uma comunidade científica em Goiás, como a da PUC Goiás, que merece todo nosso esforço e empenho para apoiar, de modo contínuo e regular, por diferentes programas, a pesquisa científica, tecnológica e de inovação”, destacou Zaira. Ela mencionou o  edital de bolsas de Mestrado e Doutorado, lançado recentemente, resultado da parceria da Fapeg com a Capes.

Ciência precisa de investimento e união
Zaira ressaltou que eventos como este 3º Congresso são extremamente relevantes para que haja a reflexão sobre a importância da ciência, tecnologia e desenvolvimento humano. “Sabemos fazer ciência muito qualificada em nossas universidades, mas precisamos aprimorar o diálogo ciência e sociedade. Temos de mostrar à sociedade, governos e gestores públicos a importância da ciência. Como temos convicção que a ciência pode responder aos grandes desafios da humanidade, temos de mostrar com mais força para que isso chegue à sociedade para defender o investimento na ciência. Não tem jeito de falar de ciência sem falar em investimento”, reforçou.

O reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, destacou a importância de todos estarem unidos para desenvolver a ciência, a educação e o progresso no País. “Precisamos pensar que a ciência vai além das fronteiras de uma instituição e temos de construir este país somando esforços e talentos”, enfatizou. Ele acrescentou fazendo um convite a todos para participarem do Dia C da Ciência, que será realizado no próximo dia 25 pelas instituições de Goiás, mostrando que impacto a ciência tem para a sociedade como um todo.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo