Presidente da Fapeg participa da abertura do Conpeex da UFG

Começou nesta segunda-feira, 16, o 14º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e de outras instituições. Com o tema “A Matemática está em tudo”, o evento tem mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, minicursos, seminários e programação cultural até quarta-feira, 18, dia do encerramento.

Presidente da Fapeg Maria Zaira Turchi
Presidente da Fapeg Maria Zaira Turchi. Foto: Ascom Fapeg.

A solenidade de abertura aconteceu no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, Câmpus Samambaia. A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, representando o governador Marconi Perillo, compôs a mesa juntamente com outras autoridades e, em discurso, ressaltou o apoio da Fapeg a um evento tão importante de difusão científica como o Conpeex. “É inspirador que mesmo com tantos desafios que temos tido no dia a dia, o Conpeex se encontra em sua décima quarta edição e a cada ano apresenta para a comunidade científica e à sociedade resultados de pesquisas tão importantes”, destacou.

O Conpeex é realizado anualmente e tem como objetivo a divulgação da produção acadêmico-científica-cultural da instituição. A organizadora do evento, Claci Fátima Weirich Rosso, informou que como atividade central serão realizados 1800 trabalhos científicos inscritos em 19 modalidades, além de 65 minicursos para as comunidades externa e interna.

O tema “A Matemática está em tudo” está relacionado a dois eventos importantes da matemática, que serão sediados no Brasil: a Olimpíada Internacional de Matemática – 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos – 2018, formando o Biênio da matemática.

Apoio contínuo

Conpeex segue até quarta-feira, dia 18.
Conpeex segue até quarta-feira, dia 18.
Foto: Ascom UFG

Maria Zaira Turchi ressaltou que o Governo de Goiás tem investido fortemente no apoio à ciência, tecnologia e inovação, na formação de recursos humanos altamente qualificados com bolsas de Mestrado, Doutorado e de Iniciação Científica.

Ela citou o mais recente edital lançado pela Fapeg em parceria com a Capes, já disponibilizado no site (clique aqui). “A Fundação atuante consegue trazer convênios e parcerias que aumentam as oportunidades para nossos cientistas, alunos e instituições. E, agora com o novo acordo de cooperação com a Capes, serão mais de R$80 milhões para bolsas de Mestrado e Doutorado”, reforçou.

Ciência gera desenvolvimento social e econômico
O reitor da UFG, Orlando de Moraes, enfatizou o importante papel da Fapeg em incentivar a pesquisa e inovação no estado de Goiás. Ele aproveitou a oportunidade para lembrar e convidar a todos para o “Dia C da Ciência” no próximo dia 25, uma oportunidade de divulgar os trabalhos realizados nas instituições. “O que se faz aqui não fica guardado apenas na universidade. Vai para a sociedade, se transforma em produção, em produtividade, em inovação tecnológica, este é o nosso papel. Convido a todos para se engajarem”, salientou.

Para a presidente da Fapeg, é importante mostrar a toda a sociedade que a ciência e a educação podem trazer desenvolvimento para o País, respondendo aos grandes desafios e gerando mais justiça social, mais oportunidade de trabalho e desenvolvimento econômico.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo