Presidente da Fapeg participa de missão para cooperação com a Finlândia

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, participa durante toda a semana de missão internacional na Finlândia, para o estabelecimento de cooperações técnicas voltadas à pesquisa científica, tecnológica e de inovação com aquele país e outros da União Europeia. A viagem faz parte das ações de internacionalização das Fundações de Amparo à Pesquisa, capitaneadas pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Pesquisa (Confap), entidade da qual Zaira é vice-presidente. Na Finlândia, ela participa da Missão Técnica ELAN Network e de reuniões com as principais instituições de pesquisa finlandesa, além de encontros na Embaixada do Brasil.

Missão Técnica ELAN Network
Juntamente com o assessor internacional do Confap, Mario Neto Borges, a presidente da Fapeg participa das atividades da Missão Técnica ELAN Network (European and Latin America Techonology based Business Network), cujo principal escopo de trabalho é promover a aproximação entre os países da União Europeia e da América Latina para a geração de novas tecnologias e oportunidades de negócios com base em pesquisa e inovação. “O ELAN reúne agências da América Latina e da União Europeia para pensar temas que são de interesse global, sobretudo em questões importantes como as energias renováveis, a biotecnologia e a bioeconomia, as TICs, entre outras. Nossa participação busca articular melhor as parcerias das universidades e instituições de ensino com o setor empresarial no intuito de avançar fortemente na inovação, sobretudo nessas áreas”, explica Zaira.

Agências Finlandesas
Durante a missão, eles também deverão se encontrar com representantes do VTT Technical Research Centre of Finland, da Agência de Fomento à Inovação da Finlândia (TEKES), da Academia da Finlândia de Pesquisa e da Embaixada Brasileira na Finlândia. “Nós teremos reuniões com agências finlandesas, que são correspondentes às nossas agências de fomento no Brasil, e que estão interessadas em estabelecer parcerias com o Confap e com o conjunto das FAPs, que inclui a Fapeg , dentro do nosso escopo de avançar na internacionalização das nossas pesquisas. E a Finlândia é um país muito desenvolvido em termos de pesquisa, com uma legislação avançada neste setor, além de ter um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Então, é uma grande oportunidade para nós fazermos esta interlocução e promovermos o avanço das pesquisas brasileiras”, reforça Zaira.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo