Presidente da Fapeg participa de reunião de lançamento de Centro para cooperação Brasil-UE na área de inovação industrial

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi, participa nesta segunda e terça-feiras, dias 23 e 24 de janeiro, da reunião de lançamento do Centre for Europe-Brazil Business Innovation Cooperation (Cebrabic), em Berlim, na Alemanha. O Cebrabic é um projeto que envolve 12 instituições brasileiras e europeias, com o objetivo de identificar potencialidades para desenvolver a inovação na indústria brasileira, por meio da cooperação com empresas e organizações europeias.

O Centro deverá conectar e dar suporte a organizações de pesquisa, inovação e negócios europeias (European Research & Innovation & Business – R&I&B) no mercado brasileiro, que hoje possuem liderança no setor de ciência, tecnologia e inovação. O projeto tem duração de quatro anos e vai oferecer uma gama de serviços, incluindo networking e parcerias, consultoria de negócios, agrupamento e compartilhamento de recursos, atração de investimentos, capacitação e sensibilização.

O projeto é coordenado pelo Fraunhofer IPK, dentro do Programa Horizonte 2020 (Horizon 2020) da União Europeia, considerado o maior programa de pesquisa e inovação do bloco, para o período de 2014 a 2020. Na reunião de lançamento, nesta semana, os participantes terão oportunidade de apresentar suas demandas e discutir o planejamento das próximas atividades.

Participam do Cebrabic, do lado brasileiro, além do Confap (que inclui a Fapeg), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Participam do lado europeu, Fraunhofer Gesellschaft Zur Foerderung Der Angewandten Forschung E.V. (Alemanha), Deutsches Zentrum Fuer Luft – Und Raumfahrt EV (Alemanha), Oesterreichische Forschungsfoerderungsgesellschaft MBH (Áustria), Regionalis Informacios es Fejleszto Tudaskozpont Korlatolt Felelossegu Tarsasag (Hungria), European Business and Innovation Centre Network (Bélgica), Asociacion Internacional de Parques Tecnologicos IASP (Espanha), Sociedade Portuguesa de Inovação – Consultadoria Empresarial e Fomento da Inovação S.A. (Portugal) e Sabanci Universitesi (Turquia).

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo