[caixa_de_pesquisa]

Presidente da Fapeg participa de workshop no Canadá pelo Water JPI

Presidente da Fapeg e do Confap, Zaira Turchi, e a coordenadora do Water JPI, Dominique Darmendrail. Foto: Divulgação.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi, viajou no último mês para Montreal, no Canadá, a convite do Water Joint Programming Initiative (Water JPI) e do Conselho de Pesquisa de Ciências Naturais e Engenharia do Canada (Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada – NSERC). O objetivo foi participar do “Workshop on RDI International Cooperation development for tackling global water challenges”, que reuniu as principais agências de fomento das Américas para identificar modelos de cooperação e dar início às atividades internacionais conjuntas.

O Confap faz parte do JPI Water, iniciativa global “Water challenges for a changing world” criada pelo European Council com o objetivo de congregar esforços, mobilizar recursos e reforçar a liderança e competitividade na investigação e inovação no domínio da Água. O Conselho participa ativamente de algumas frentes do projeto, como parceiro associado no projeto IC4Water, co-financiado pela União Europeia; além de estar incluído como parceiro no consórcio ligado ao projeto Closing the Water Gap. Além disso, o Confap está em diálogo para o lançamento da chamada conjunta para o financiamento de pesquisa em temas estratégicos em relação à água.

Durante o Workshop, a presidente do Confap, Zaira Turchi, apresentou o Conselho e o conjunto de suas Fundações, bem como as perspectivas de interesse das fundações para o lançamento de Chamadas conjuntas para 2018. Foi discutida a realização de um Workshop no segundo semestre, organizado em parceria com o Confap, para o diálogo entre as agências, os parceiros envolvidos, pesquisadores e instituições de pesquisa para a preparação Chamada a ser lançada no próximo ano.

Outras parcerias
Durante sua passagem pelo Canadá, a presidente Zaira Turchi também se reuniu com o presidente do Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanidades (Social Sciences and Humanities Research Council – SSHRC), Ted Hewitt, para discutir possibilidades de cooperação bilateral entre Brasil e Canadá na área de atuação do Conselho. Zaira também esteve com Lissa Matyas, representante do Mitacs, organização sem fins lucrativos que trabalha com universidades, companhias e entidades governamentais para promover a pesquisa científica e a inovação no Canadá. Segundo a presidente, foram realizados entendimentos para assinatura de um acordo envolvendo os dois países para a mobilidade de pesquisadores.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do Confap.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo